Fonte: Rio Una – Google Maps
Entrou em vigência no dia 14 de novembro de 2025 a Lei 6.136, de autoria do prefeito Sérgio Victor (Novo), que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 656 mil no orçamento da Universidade de Taubaté (Unitau).
Esse recurso é proveniente de um convênio firmado entre a Unitau e a Agência de Fomento de São Paulo com objetivo de financiar pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para a recuperação florestal da mata ciliar ao longo do rio Una.
Além disso, os recursos também serão destinados à educação ambiental, especialmente para a formação de gestores em recursos hídricos.
A iniciativa busca a restauração da mata ciliar, área fundamental para proteger ecossistemas aquáticos, preservar os recursos hídricos, prevenir o assoreamento do rio e promover a conservação ambiental da bacia hidrográfica do Una.
A formação de gestores ambientais reforça o compromisso com a sustentabilidade e o manejo adequado dos recursos hídricos na região.
Esse projeto está alinhado com políticas ambientais estaduais e federais que incentivam a recuperação de áreas degradadas e a conservação das matas ciliares para garantir a biodiversidade e a qualidade da água.
A parceria entre universidade, governo municipal e agência de fomento demonstra um esforço conjunto para enfrentar os desafios ambientais regionais com base em pesquisa e tecnologia aplicada.






