Quatro mulheres foram presas em flagrante nesta terça-feira (1°), suspeitas de aplicarem golpes financeiros em idosos que saíam de agências bancárias em São José dos Campos (SP).
O grupo, composto por Emylle Gonçalves Barbosa (35 anos), Monique de Almeida (33 anos), Joice Siqueira da Silva (27 anos) e Thifani Gabriele Furtado da Silva (25 anos), já era investigado por envolvimento em ao menos três crimes semelhantes na cidade.
Polícia de SP deflagra Operação Hereditas contra fraudes em licitações envolvendo PCC
As criminosas utilizavam uma tática engenhosa: se aproximavam de idosos que haviam realizado saques em bancos, ofereciam um falso brinde e, com o pretexto de deixarem os pertences em segurança, roubavam bolsas e outros objetos de valor das vítimas. Segundo o delegado Reinaldo Ribeiro Checa, uma das mulheres ficava dentro da agência observando as transações e se comunicava com as comparsas do lado de fora.
No caso que levou à prisão em flagrante, uma vítima perdeu R$ 1,5 mil e um celular após cair no golpe, ocorrido nas proximidades de um banco na Avenida Andrômeda, região central da cidade. A polícia conseguiu localizar o carro das criminosas com a ajuda do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da prefeitura. O veículo foi rastreado e interceptado pela Polícia Militar na avenida Nelson D’Avila, após uma perseguição.
A prisão foi possível graças ao monitoramento dos radares inteligentes que, ao identificar o veículo usado nas ações criminosas, emitiram alertas às forças de segurança da cidade.
Idoso de 74 anos é baleado em assalto em Caraguatatuba; Polícia prende suspeitos