Caraguatatuba estende Plano Preventivo de Defesa Civil até 15 de abril
A Prefeitura de Caraguatatuba decidiu estender o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) até o dia 15 de abril, seguindo a orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Originalmente, a Operação Chuvas de Verão 2023/2024 terminaria no último domingo, 31 de março. No entanto, uma reunião com a Comissão Executiva dos Planos Preventivos de Defesa Civil e várias instituições de pesquisa e defesa civil identificou a possibilidade de fortes chuvas no início de abril no estado de São Paulo.
Conteudo recomendado: MEGA-SENA SORTEIA NESTA TERÇA PRÊMIO ACUMULADO EM R$ 10,5 MILHÕES
A extensão foi oficializada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, através da Resolução CMIL Nº 004/610/24, e em Caraguatatuba pelo Decreto nº 1951 de 1º de abril de 2024. Durante o PPDC, toda a estrutura da prefeitura, incluindo várias secretarias, permanece em alerta para qualquer eventualidade.
PPDC em ação
Como parte do PPDC, a prefeitura envia previsões meteorológicas via SMS para o número 40199, informando os cidadãos sobre possíveis riscos climáticos. Isso permite alertar a população sobre a possibilidade de vários eventos, como inundações, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
A Defesa Civil de Caraguatatuba tem um cadastro de imóveis em áreas de risco, com informações sobre os moradores, números de telefone e um perfil completo do local para avaliação de riscos. Isso permite o envio de alertas diretos ou socorro a essas pessoas, se necessário.
Além de informar pessoalmente as comunidades em áreas de risco sobre a incidência de chuvas, a Prefeitura de Caraguatatuba também utiliza o serviço do Canal de Atendimento 156, que atualmente tem mais de 100 mil cadastrados. Quando há previsão de chuvas torrenciais, uma mensagem é enviada para o celular dessas pessoas.
Outro meio de comunicação constante com a população mantido pela Prefeitura de Caraguatatuba é a página oficial da prefeitura, além das redes sociais do município.
Em caso de emergência, os cidadãos podem ligar para o número 199 da Defesa Civil.