Em 2025, o Programa Educação Viária é Vital continua em parceria com a Prefeitura de Ubatuba para promover a segurança no trânsito entre as crianças, com ações realizadas na Escola Municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral e outras unidades.
Neste segundo semestre, 60 estudantes de 1º e 4º ano da unidade mencionada, estão desenvolvendo o projeto “o trânsito que eu quero ver que começa comigo. Porque cuidar do caminho é cuidar da vida”, referente ao trânsito e sua influência no cotidiano, idealizado pelas professoras Ana Lucia Quinoneiro e Nádia Rocha.
Após participarem de atividades reflexivas e vivências práticas que despertaram o senso crítico e a responsabilidade no espaço público, os estudantes puderam expor suas opiniões e percepções, o que resultou em uma mobilização espontânea para solicitar, formalmente, às autoridades a construção de uma ciclovia e de uma faixa de pedestres elevada (lombada faixa) em frente à escola, localizada em uma via de intenso fluxo – rua Padre Manoel da Nógrega.
Na última terça-feira, 07, Eric Matos da Silva, aluno do 4º ano da EM Marina Salete, ocupou a tribuna livre da Sessão Ordinária da Câmara para reforçar a solicitação, apresentada aos poderes legislativo e executivo no dia 23 de setembro. Estivemos
nessa casa e pudemos apresentar o nosso projeto. Trouxemos a maquete e explicamos o que é necessário ser realizado. Também fomos até o gabinete da prefeita solicitar essas melhorias, que foram bem recebidas”, explicou o estudante.
“Precisamos que a seja construída uma ciclovia na rua da nossa escola, pois muitos pais e alunos usam bicicletas para irem voltar da escola e, sem a ciclovia, muitas vezes, os carros e motos não respeitam”, justificou.
O programa busca formar alunos e professores como cidadãos conscientes e responsáveis, incentivando projetos de mobilidade segura e sustentável, e focando na prevenção de acidentes e na construção de um trânsito mais humano