Os Núcleos de Apoio Psicopedagógico (NAPs) Governador Mário Covas e Dr. Francisco Romano de Oliveira, mantidos pela Prefeitura de Pindamonhangaba, estão oferecendo uma trilha formativa online voltada a professores especialistas de Arte e Educação Física da Rede Municipal de Ensino, com o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa faz parte de um projeto de responsabilidade social e cidadania, para o compromisso do município com a educação inclusiva.
Elaborada por uma equipe multidisciplinar dos NAPs Triagem – composta por profissionais concursados da Prefeitura, como psicóloga, fonoaudióloga e pedagogas – a formação é dividida em seis módulos e tem encerramento previsto para o final de julho.
Os conteúdos são disponibilizados quinzenalmente desde maio e abordam temas fundamentais para o atendimento educacional de estudantes com TEA, como definições e características do transtorno, habilidades de fala e linguagem, funções executivas, habilidades motoras, manejo comportamental e sugestões de atividades práticas.
Além de ampliar o repertório dos professores, a formação tem caráter reflexivo e prático, com propostas de leitura, vídeos e atividades de registro.
“O objetivo central da iniciativa é fortalecer a atuação dos professores especialistas frente à inclusão de estudantes com TEA, oferecendo ferramentas que favoreçam um ambiente escolar mais acolhedor, adaptado e eficiente para todos”, explicou a responsável pelo NAP Triagem do Pasin, Flávia Farath.
Para a gestora regional Tayla Zarzur, “essa ação reafirma o compromisso da Rede Municipal de Pindamonhangaba com a formação continuada dos seus educadores e com a garantia do direto à educação inclusiva e de qualidade”, afirmou.