Prefeitura inicia reuniões para organização do Carnaval 2026 em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou uma série de reuniões técnicas para planejar o Carnaval 2026. A proposta é estruturar a festa com antecedência, garantindo organização, segurança e valorização das manifestações culturais que marcam o período carnavalesco no município.


Na última terça-feira (6), a Prefeitura realizou uma reunião técnica com a Secretaria de Comunicação e Eventos, a Secretaria de Cultura e Turismo, a Polícia Militar e outros setores estratégicos da administração. O encontro abordou eixos fundamentais para a realização do evento, como definição de programação, segurança pública, trânsito, logística operacional, preparação dos locais e dimensionamento de estruturas necessárias, incluindo palcos, sonorização, iluminação, banheiros químicos, gradis e áreas de apoio.


Já na quarta-feira (7), foi a vez dos representantes dos blocos participarem de uma reunião convocada pela Prefeitura para apresentação do formato e discussão de ajustes. O modelo proposto seguirá, em linhas gerais, o padrão adotado em 2025, com pontuações específicas para aprimorar a execução e dar mais previsibilidade aos grupos. Durante o encontro, os blocos puderam apresentar demandas, contribuir com sugestões e alinhar necessidades relacionadas a trajetos, horários, concentração, dispersão e apoio operacional.


De acordo com os participantes, a reunião foi esclarecedora e produtiva. O relações públicas do Bloco Caipiranhas, Ricardo Salles, destacou que o encontro definiu pontos importantes para a organização do Carnaval 2026 e que a proposta apresentada pela Prefeitura fortalece a realização de uma festa animada, organizada e alegre, contribuindo para a manutenção e preservação da cultura popular dos blocos de rua. Segundo ele, ações tradicionais do grupo, como o “Bate-bola Caipiranhas”, seguirão sendo realizadas, com convite aos demais blocos para uma confraternização esportiva em clima de folia, e a novidade deste ano será o início da produção do documentário “Quando a rua vira palco, todo mundo é artista”, que registra a trajetória do bloco e os desafios de manter viva essa manifestação cultural, especialmente no distrito de Moreira César.


O tradicional Bloco das Dondocas, que há 42 anos anima o Carnaval de Pindamonhangaba, também vai tomar as ruas da cidade em 2026. “Seguiremos firmes na missão de manter viva a tradição dos desfiles e levar alegria para as famílias e amigos que fazem parte dessa história”, ressaltou Daiana Moreira, representante do bloco. Com músicas autorais que homenageiam o carnaval, a cidade de Pinda e a própria história do bloco, o desfile mantém o ritmo contagiante das tradicionais marchinhas, que atraem foliões de toda região.


O secretário adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores, ressaltou que o planejamento busca equilibrar inovação e responsabilidade. “Estamos buscando inovar na programação e na forma de organizar a festa, sem abrir mão da segurança e do cuidado com as pessoas. A nossa meta é continuar sendo referência no Vale do Paraíba, oferecendo um Carnaval bem estruturado, acolhedor e seguro para todos”, afirmou.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias