Operação atendeu denúncias de invasão e tráfico; proprietários foram notificados para limpeza e fechamento dos espaços
Atendendo a denúncias de invasão, tráfico e uso de drogas, além de problemas de descarte irregular de lixo e ocupação insalubre, a Prefeitura de Pindamonhangaba, com apoio da Polícia Militar, promoveu, na última sexta-feira (23), uma ação conjunta em imóveis abandonados para reforçar a segurança e restabelecer condições mínimas de cuidado e controle dos espaços.
A operação foi organizada de forma integrada entre diferentes setores do município, reunindo equipes das Secretarias de Segurança Pública, Administração, Assistência Social e Saúde, além do apoio da Polícia Militar. O objetivo foi impedir novas invasões, aumentar a segurança e definir, no local, as primeiras medidas que precisavam ser tomadas imediatamente, como encaminhamento social, fiscalização e orientações para limpeza e fechamento dos imóveis.
As ações aconteceram em dois locais diferentes. Pela manhã, a diligência ocorreu no imóvel que tem frente para a Rua dos Expedicionários e Rua General Júlio Salgado, no bairro Alto Tabaú, que estava ocupado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Na ocasião, apenas uma pessoa foi encontrada no local e aceitou o encaminhamento oferecido pela Assistência Social para acolhimento.
Já no período da tarde, as ações se concentraram no antigo posto localizado na Rua Capitão Vitório Basso, onde as equipes realizaram novas abordagens sociais e ações de fiscalização. Durante a diligência, houve registro de ocorrência com apreensão de 108 pinos vazios, 13 com cocaína, 24 pedras de crack, localizadas com apoio da cadela Aine, do Canil da GCM da Prefeitura de Pinda, além do valor em espécie de R$ 139,05; os invasores foram detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis.
Além das medidas de campo, nos dois casos, a Prefeitura adotou providências administrativas, incluindo a notificação dos proprietários e responsáveis para que os imóveis recebam a manutenção necessária, com medidas de fechamento e melhoria das condições de conservação. Entre as ações programadas e recomendadas estão limpeza, remoção de entulho, roçagem, análise de riscos, controle de vetores e isolamento da área (com cercamento/tapume e avisos), visando impedir novos acessos e coibir práticas ilícitas.
O secretário de Administração, Eduardo Cursino, destacou que a colaboração dos proprietários é essencial para evitar novos transtornos. “A orientação é para que donos de imóveis desocupados mantenham seus espaços limpos, organizados e devidamente fechados. Isso reduz a chance de invasões, evita o descarte irregular de lixo e ajuda a prevenir riscos de insegurança e outros problemas que acabam afetando diretamente os vizinhos e toda a comunidade”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo, ressaltou que a atuação integrada fortalece a resposta do município diante de situações que afetam o dia a dia dos bairros. “Quando recebemos denúncias que indicam risco e insegurança, nossa prioridade é agir com rapidez e de forma coordenada, somando forças com a Polícia Militar e as demais secretarias. O objetivo é coibir invasões e práticas ilegais, dar suporte às equipes em campo e garantir mais tranquilidade para os moradores do entorno”, finalizou o secretário.







