O encontro integra uma série de reuniões já realizadas com quiosques, bares, restaurantes, ambulantes, barracas de praia, prestadores de passeios e locadores de caiaques e equipamentos náuticos, em preparação para a temporada de verão.
Durante a reunião, foram debatidos temas como descida e subida de embarcações, manobras seguras, estacionamento de carretas e o papel das marinas no apoio à segurança da navegação. Para reforçar a organização da orla, o município instalará placas orientando moradores e turistas a não estacionar veículos e carretas na areia, além de intensificar a fiscalização nas áreas de maior movimento.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou que o trabalho representa um avanço importante. “Será efetivo o ordenamento do uso da orla, garantindo espaço para os banhistas e usuários das praias. A ideia é que todos possam desfrutar da orla com segurança”, afirmou.
Ações de ordenamento seguem avançando na orla
Na última semana, a Prefeitura também realizou uma ação conjunta de ordenamento marítimo nas Praias de Santa Teresa e Saco da Capela, com apoio da Secretaria de Governo, Secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura e da Secretaria de Mobilidade e Segurança – Departamento de Fiscalização.
Cerca de 50 embarcações foram notificadas e identificadas com adesivos do Departamento de Fiscalização, com prazo de 10 dias para regularização. Durante a operação, também foram retiradas carcaças de barcos, restos de isopor e carretas abandonadas, contribuindo para a limpeza e segurança da faixa de areia.
Trabalho faz parte do projeto de reordenamento da orla para a temporada 2025/2026
As ações integram o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ilhabela para reordenar as atividades ao longo da orla marítima, restabelecendo organização, beleza e segurança, e garantindo uma experiência de qualidade a moradores e visitantes. O município atua com base nos princípios legais que reconhecem a praia como bem de uso comum, assegurando a intervenção sempre que necessária para preservar esse patrimônio público.
Em caso de irregularidades, o setor de fiscalização pode ser acionado pelos telefones (12) 3896-9218 e (12) 99663-7200. Denúncias também podem ser feitas à Delegacia da Capitania dos Portos: (12) 3892-1550.





