Em uma ação coordenada pela Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Taubaté, a Polícia Civil de Pindamonhangaba realizou um importante desdobramento de operação contra o crime organizado na cidade. Durante as diligências, foram apreendidos um veículo utilizado no tráfico, quantidade significativa de drogas, além de anotações relacionadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das facções criminosas mais atuantes no país.
A operação, que integrou esforços de diversas delegacias e guardas municipais da região, cumpriu 14 mandatos de busca e apreensão, e terminou na prisão de sete pessoas ligadas às células do PCC que atuava fortemente em Pindamonhangaba, especialmente em áreas como o Residencial Bem Viver. Entre os materiais apreendidos estavam celulares, rádios comunicadores, cadernos com contabilidade de tráfico e drogas ilícitas.
Segundo a Polícia Civil, só neste ano de 2025, as apreensões relacionadas ao crime organizado em Pindamonhangaba já ultrapassaram a marca de R$ 1 milhão em entorpecentes, evidenciando a intensidade da atuação dessas quadrilhas na região. A ação teve caráter ostensivo e sigiloso e foi desdobramento das operações Libertas e Sombra, que visam desarticular o PCC e desmantelar seus núcleos logísticos e criminosos.
À medida que as investigações prosseguem para identificar e capturar outros membros da facção, a Polícia reforça que uma parceria entre diferentes órgãos de segurança tem sido fundamental para combater o tráfico e reduzir a violência causada por esse tipo de organização.