A Polícia Militar no Vale do Paraíba e em São Paulo está em alerta após informações sobre uma possível ação do PCC (Primeiro Comando da Capital). O reforço nas medidas de segurança foi uma determinação do Comandante Geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, após um ataque contra policiais em uma base no Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo, na segunda-feira (14/10).
No Vale do Paraíba, oficiais de alta patente confirmaram que há um aviso em relação a possíveis ataques da facção criminosa.
Alerta de Chuvas e Ventos Fortes: Defesa Civil de SP Reforça Cuidados para o Fim de Semana
Entre as ações determinadas pelo comandante geral estão o bloqueio de vias, a instalação de barreiras e as operações de presença, todas externas ao combate ao crime organizado.
“A suspeita de uma mobilização orquestrada pela organização criminosa, com potencial de expansão para outras áreas, especialmente a região metropolitana da capital, tomou grande dimensão”, afirmou o coronel Cássio Araújo de Freitas em comunicado oficial.
Fontes do governo paulista ressaltaram que não há uma ordem direta da liderança do PCC, mas mensagens interceptadas de crimes levaram ao aviso por precaução. O nível de alerta é o S2, o que significa que os policiais podem tirar folga, mas devem estar prontos para assumir o serviço a qualquer momento. O nível S1 indica normalidade, enquanto o S3 exige o aquartelamento das tropas.
A reportagem solicitou mais informações à Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas ainda não houve resposta oficial do órgão.
Violência em Pindamonhangaba Jovem de 24 anos é assassinado a tiros