A partir do dia 1º de novembro, as regras do Pix serão alteradas para aumentar a segurança nas transações e coibir fraudes. De acordo com o Banco Central (BC), operações acima de R$ 200 só poderão ser realizadas em dispositivos previamente cadastrados, como celulares e computadores.
Além disso, haverá um limite diário de R$ 1 mil para transações feitas em dispositivos que não foram previamente registrados.
O BC esclarece que essa medida afetará apenas novos dispositivos que nunca foram utilizados para transações Pix. Para celulares e computadores já registrados, as operações continuarão sem mudanças.
Estações Meteorológicas Uma Rede de Segurança nas Rodovias de SP
As instituições financeiras também serão obrigadas a implementar novas tecnologias de segurança, com foco no gerenciamento de fraudes. Essas tecnologias permitirão identificar transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, utilizando dados armazenados pelo próprio Banco Central.
Adicionalmente, as instituições deverão informar os clientes, por meio de canais eletrônicos acessíveis, sobre as precauções para evitar fraudes. Outra exigência é a verificação semestral de possíveis marcações de fraude nos cadastros dos clientes, usando os sistemas do Banco Central.
Em situações de suspeita ou comprovação de fraude, as instituições financeiras terão autonomia para adotar medidas como aumentar o tempo para a conclusão de uma transação ou até mesmo bloquear temporariamente os valores. Em casos mais graves, o relacionamento com o cliente poderá ser encerrado.
Pix Automático a caminho
O Banco Central também anunciou que o lançamento do Pix Automático ocorrerá em 16 de junho de 2025. Essa modalidade, que está em desenvolvimento desde o fim do ano passado, facilitará o pagamento recorrente de contas de serviços como água, luz, telefone, além de mensalidades de academias, escolas, planos de saúde e serviços de streaming.
Com o Pix Automático, o cliente poderá autorizar pagamentos recorrentes diretamente pelo celular ou computador, sem precisar autenticar cada transação. Segundo o BC, essa nova função deverá reduzir os custos das empresas e diminuir a inadimplência dos consumidores.
Time de Basquete Sub-15 de São Sebastião Defende a Casa em Partidas Decisivas da Copa da Federação