Pindamonhangaba tem intensificado suas ações de combate ao câncer de mama durante o mês de outubro, com o foco na prevenção e diagnóstico precoce, dentro da campanha Outubro Rosa.
A Secretaria de Saúde da cidade oferece mamografias bilaterais de rastreamento, essenciais para detectar alterações e iniciar o tratamento rapidamente. Contudo, o índice de absenteísmo preocupa: entre janeiro e setembro de 2024, dos 7.882 agendamentos feitos, 1.398 pacientes (17,74%) não compareceram e nem justificaram suas ausências, prejudicando a eficiência do sistema.
Pindamonhangaba é reconhecida pelo combate à transmissão vertical da sífilis congênita
Apesar desse desafio, a cidade tem mantido uma média mensal de 1.000 exames, mas as faltas sem aviso prévio o planejamento da saúde local. Para agendar uma mamografia, o paciente precisa de uma solicitação médica, que está inserida no Sistema de Regulação do Município (SISREG). Os exames são priorizados de acordo com uma classificação de risco que vai de emergência a casos eletivos.
Caso algum exame detecte alterações, as pacientes são encaminhadas para ultrassonografia de mama e, se necessário, para tratamento na Rede Hebe Camargo, referência em oncologia e mastologia. A secretária de Saúde, Silvia Mendes, reforça a importância da adesão ao exame, ressaltando que o diagnóstico precoce salva vidas.
Falta de adesão marca campanha de castração do CEPATAS em Pindamonhangaba