Pindamonhangaba Adere ao Programa “Muralha Paulista”

Notícia publicada em: 24 de abril de 2024

Pindamonhangaba, uma cidade conhecida por sua beleza e tranquilidade, está dando um grande passo no combate à criminalidade. A prefeitura anunciou recentemente a integração de seu sistema de segurança pública ao programa “Muralha Paulista”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que utiliza a tecnologia como principal ferramenta no combate ao crime.

Com a adesão ao programa, as câmeras de monitoramento do Centro de Segurança Integrada (CSI) de Pindamonhangaba agora fazem parte do fluxo de dados em tempo real do sistema nacional de inteligência. Isso inclui as bases Prodesp, Detecta e Cortex, que são utilizadas para aprimorar o combate à criminalidade e reduzir os índices de ocorrências.

O Vale do Paraíba, região onde Pindamonhangaba está localizada, tem sido uma prioridade na gestão do governador Tarcísio de Freitas. Desde 2010, a região tem a maior taxa de vítimas de homicídio do estado, e o programa “Muralha Paulista” é visto como a principal ferramenta para reverter essa situação.

Ubatuba Brilha no Mundial de Skimboard

O programa utiliza as informações geradas pelas câmeras de monitoramento, tanto privadas quanto públicas, para prever comportamentos criminosos e identificar ameaças. Esses dados são organizados em um ambiente de nuvem e, por meio de Inteligência Artificial, são usados para combater a criminalidade.

O secretário de Segurança de Pindamonhangaba, Fabrício Pereira, destacou a eficácia do programa. Segundo ele, um carro roubado em Porto Seguro (BA), por exemplo, é imediatamente identificado quando passa pelo cinturão de câmeras em Pindamonhangaba. Esse cinturão de segurança abrange todos os pontos estratégicos, entradas e saídas e principais rotas de passagem da cidade.

O Governo do Estado tem planos de ampliar esse “cinturão eletrônico de monitoramento”, com a implantação de 108 pontos de monitoramento em 17 municípios do Vale do Paraíba. O objetivo é integrar as forças de segurança para trazer maior rapidez e fluidez no atendimento das ocorrências.

O sistema também permite acesso instantâneo a registros criminais, ocorrências de pessoas desaparecidas, emissão de alertas de leituras de placas, análise de crimes recorrentes e veículos suspeitos. Além disso, dá acesso ao banco de dados nacional Base Cortex, ao Sistema Detecta e também à base de dados de entregadores I-food.

Para garantir a melhor utilização do sistema, foi realizada uma capacitação ministrada pelo engenheiro e coordenador adjunto do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI-SSP), Carlos Henrique A.Taparelli. Ele apresentou as principais ferramentas do sistema e como elas podem ajudar a combater a criminalidade na região.

A Importância da Hidratação na Recuperação da Dengue