Pinda participa de formação nacional sobre iniciativas ambientais sustentáveis

Pinda participa de formação nacional sobre iniciativas ambientais sustentáveis

A Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Programas e Projetos Ambientais, participou, entre os dias 27 e 31 de outubro, da Formação Técnica em Projetos Sustentáveis, iniciativa do Banco do Brasil em parceria com o Instituto Catálise. O encontro reuniu representantes de 12 cidades brasileiras selecionadas por seus projetos de destaque na área da sustentabilidade.
O município foi representado pela diretora Jamile Duarte, pela gestora de projetos Ana Letícia Sanches, pela engenheira sanitarista Silvia Vieira Mendes e pelo analista ambiental Jonas Caçador. Durante cinco dias de imersão, o grupo passou por um intenso processo de capacitação voltado à gestão e desenvolvimento de iniciativas ambientais inovadoras.
A participação na formação possibilitou a troca de experiências com outros municípios, a apresentação de casos de sucesso e o contato com novas estratégias de gestão sustentável, ampliando a visão sobre as potencialidades locais. “Foram dias de muito aprendizado. Tivemos contato com projetos inspiradores e voltamos cheios de ideias para aplicar em Pindamonhangaba”, destacou a diretora Jamile Duarte.
A gestora de projetos Ana Letícia Sanches ressaltou que a formação trouxe diversos insights para o aprimoramento das ações já em andamento e para a criação de novas iniciativas. O aprendizado seguirá nos próximos meses: a equipe receberá mentoria técnica do time da Catálise até março de 2026, com foco no fortalecimento do Projeto Composta Pinda.
O analista ambiental Jonas Caçador destacou que a imersão também fortaleceu o olhar da equipe para os projetos já em andamento no município, em especial o Composta Pinda. “Voltamos dessa formação com ferramentas técnicas importantes para qualificar ainda mais nossas ações em resíduos orgânicos e educação ambiental. Nosso compromisso agora é transformar esse conhecimento em resultados concretos, ampliando o alcance dos projetos e envolvendo cada vez mais a população nas práticas de sustentabilidade”, afirmou.
Com essa parceria, a expectativa é ampliar as ações voltadas à gestão sustentável de resíduos orgânicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o avanço das metas de sustentabilidade do município.
O secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, parabenizou a equipe pela participação. “A presença de Pindamonhangaba nesse tipo de capacitação reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e mostra que estamos no caminho certo para construir uma cidade mais verde, inovadora e consciente”, afirmou.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest