Pinda mantém alta na geração de empregos e fecha 1º semestre com 681 novos empregos

Pindamonhangaba fechou o primeiro semestre deste ano com saldo positivo na geração de emprego. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (4) pelo CAGED, órgão do governo federal, o município criou 681 novos empregos nos seis primeiros meses de 2025, reforçando uma tendência local de crescimento e expansão econômica.


Segundo os dados, atualmente o município conta com 38.440 registros em carteira de trabalho. Os homens foram os mais beneficiados com 366 vagas e na faixa etária os jovens foram os mais empregados com 602 vagas para até 24 anos, quase 90% da empregabilidade.
O ramo de Serviços vem sendo o campeão de contratação no município com 590 novas vagas geradas, seguido pela Indústria com 121 vagas. Já o setor do comércio foi o mais negativo com a perda de 45 empregos.


Para o secretário da pasta, Marcelo Martuscelli, os números mostram o momento favorável que a economia da cidade vem passando, fruto de uma política de atração de empresas que a atual gestão vem implementando. “Assumimos recentemente essa pasta, a qual já tivemos uma passagem na gestão anterior, e seguimos a orientação do prefeito Ricardo Piorino de buscar novos investimentos, oferecer Pindamonhangaba a investidores e proporcionar um clima favorável no trâmite interno onde o empresário sinta-se acolhido e traga para cá o seu empreendimento”, ressaltou Martuscelli.


O aquecimento da economia do município é perceptível na chegada de novas lojas e empresas. Somente nas últimas semanas, três academias de rede (Azzurro Fitness, Allp Fit e uma nova unidade da Panobianco), uma nova loja de rede de colchões (Mundial) instalaram-se na cidade.
Diversas outras empresas estão em fase de instalação como a escola de origem canadense Maple Bear, com proposta pedagógica voltada ao ensino fundamental e médio, que iniciou suas obras e reforça um movimento de expansão do setor de serviços, bem-estar e educação, demonstrando a confiança de grandes marcas no potencial do município.


No Distrito de Moreira César, ainda neste ano o grupo Máximo iniciará a construção do novo supermercado e centro comercial da cidade com previsão de gerar cerca de 500 empregos numa construção de 12.500m² de área construída com outras 47 lojas e 290 vagas de estacionamento.
Setor Industrial em expansão
O setor industrial é outro que promote um arrojado desenvolvimento. Além da expansão das indústrias âncoras do município (Novelis, Gerdau, Tenaris e GV/Simec) que estão em curso, a indústria Millenium Indústria Metalúrgica está finalizando seu investimento no bairro do Feital com a construção da nova sede que irá modernizar sua produção de peças injetadas para indústrias dos seguimentos de óleo, gás, siderurgia, mineração e outros.


Para o mês de agosto está previsto o anúncio do maior investimento industrial da últimas décadas que Pindamonhangaba receberá, com a chegada de uma multinacional que irá iniciar a construção de sua nova sede no Distrito de Moreira César com previsão de investimento de R$ 1 bilhão e geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.
“Nosso projeto de atração de investimentos segue em ritmo acelerado, estamos buscando empresas sólidas e oferecemos diversos incentivos como por exemplo, isenção de impostos municipais que são oferecidos de acordo com previsão de faturamento e geração de empregos”, ressaltou o prefeito Ricardo Piorino.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest