A Patrulha Maria da Penha em São José dos Campos tem sido um farol de esperança para mulheres que enfrentam violência doméstica ou familiar. Desde a sua implementação pela Prefeitura de São José em 2019, o programa já assiste um total de 145 mulheres, fornecendo acompanhamento preventivo e regular.
O programa é apoiado pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e pelo dispositivo de emergência, que juntos já contribuíram para a efetuação de 80 prisões em flagrante. A Patrulha Maria da Penha trabalha em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar de São José dos Campos e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), onde foi estabelecido um ponto de apoio fixo para a equipe, garantindo uma presença eficaz e coordenada em locais estratégicos.
As visitas periódicas às residências das vítimas são realizadas para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, determinadas pela Justiça, e reprimir eventuais atos de violência. Nas visitas e rondas diárias, é adotado todo um cuidado social e humano, com entrega de cartilhas sobre o programa.
Em momentos de emergência, as vítimas têm diversas opções para contatar a Patrulha Maria da Penha. Podem acioná-la por meio do dispositivo de emergência, que funciona como um rastreador, ou pelo aplicativo 153 Cidadão. Além disso, também é possível fazer contato via WhatsApp ou ligar para os números de emergência 190 ou 153, identificando-se como assistida do programa.
Inscrições Abertas para Pessoas com Deficiência no Concurso da GCM