Paixão de Cristo de Caraguatatuba: Encenação épica na Praça do Porto Novo

Notícia publicada em: 28 de março de 2024

A 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos do Porto Novo na próxima sexta-feira, 29 de março. Este evento, organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), é um dos maiores do município.

Praça do Porto Novo recebe nesta sexta-feira maior espetáculo da Paixão de Cristo

A encenação da Paixão de Cristo envolve centenas de pessoas, incluindo atores e equipe técnica, com o objetivo de contar a história de Jesus Cristo. O espetáculo ocorrerá em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos ocupando 970 m² e painéis de LED de cenários cobrindo 90 m². A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

Conteúdo recomendado: Boletim da Dengue – Caçapava (27 de março de 2024)

A mudança do local do evento em 2024 se deu devido à tenda na Praça da Cultura ser fixa para evitar possíveis acidentes. Assim, a Praça de Eventos do Porto Novo foi escolhida como o único espaço apropriado para sediar a grandiosidade da encenação.

Uma novidade deste ano é que o evento será acessível, com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizada pela atriz, educadora e intérprete de Libras, Keiliane Dias Duarte. Além disso, o espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Fundacc.

A Paixão de Cristo de Caraguatatuba é considerada a segunda maior do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da encenação em Santana do Parnaíba. No âmbito nacional, ela é a terceira maior, com a montagem em Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco, sendo a maior do Brasil.

Com quase duas horas de duração, o espetáculo reproduz os últimos cinco dias de Jesus Cristo na Terra. Destacam-se momentos como sua entrada triunfal em Jerusalém durante a semana da Páscoa Judaica, os tumultos causados por sua presença ao redor do Templo Sagrado, os conflitos com os Fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, a flagelação, a crucificação e a ressurreição.

Para tornar a apresentação ainda mais especial, o público poderá participar levando e acendendo velas brancas durante o último ato.