Olinda (PE) dá início às prévias do Carnaval; festa começa hoje (5)

Quando dizem que no Brasil tem Carnaval o ano inteiro e que é só procurar, não é exagero. Em Pernambuco, quem já quer curtir o ritmo contagiante do frevo agora, no mês de setembro e seguir no passo até a chegada do Carnaval 2026, já pode se programar: as prévias carnavalescas de Olinda, Cidade Patrimônio Cultural da Unesco, começam oficialmente neste fim de semana.

As prévias oficiais olindenses já começam hoje (5), com o ensaio da Orquestra do Maestro Oséas, a partir das 19h, no Grêmio Musical Henrique Dias, na tradicional rua Treze de Maio.

Programação do final de semana

O sábado começa com a oficina do Grupo Percussivo Baquetando, a partir das 15h, na rua da Guia. E coladinho, às 16h, tem a prévia do Brincantes das Ladeiras na Praça Laura Nigro, com direito a oficina de frevo.

E para quem tem pernas para circular pelas ladeiras de Olinda, estão previstos pelo menos quatro cortejos no domingo (7):

  • O Sombatuki pede licença para tocar axé na terra do frevo e faz sua concentração a partir das 15h na Ladeira da Misericórdia;
  • No mesmo horário, o Pernambucarte também estará no centro histórico, na Praça do Carmo;
  • Às 16h, quem passar pela frente da Prefeitura vai poder curtir a folia da Bateria Cabulosa.
  • Meia hora depois, a Pitombeira dos Quatro Cantos começa seu cortejo pelas ruas, saindo da sede da agremiação carnavalesca.

Pelo menos outros sete grupos de carnaval farão ensaios no domingo (7) — alguns em suas sedes, outros nos mesmos pontos de onde saem os cortejos — como o Samba Soul Delas, a Fábrica de Samba e o Batuques de Pernambuco.

Para o folião pernambucano e o turista que quiser curtir o carnaval já ao longo dos próximos meses, basta acessar o Instagram @carnavaldeolindaoficial e acompanhar a atualização da programação de prévias.

Além das dezenas de prévias já agendadas para os próximos fins de semana, a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Marília Banholzer, alerta para a necessidade de os fazedores de cultura da cidade alinharem o apoio necessário para a realização das prévias junto à Prefeitura no site cultura.olinda.gov.br.

“Entre no site da Cultura e cadastre o evento que está previsto para acontecer com pelo menos uns 15 dias de antecedência para que a gestão municipal possa se organizar, planejar esse evento e garantir que esse momento de prévias seja agradável para o folião e para o fazedor de cultura também. Com essas informações, a gente consegue organizar o trânsito, a limpeza urbana, o controle urbano e também a questão da segurança.”

Medidas de segurança

Em paralelo, o Comitê Gestor de Carnaval coordenado pela Prefeitura e por várias secretarias já realizou reunião no início da semana para definir as ações para as prévias.

As medidas incluem:

  • restrição de veículos em determinados horários e locais;
  • acesso de ambulantes previamente cadastrados;
  • equipes de segurança durante as festas, entre 15h e 1h da madrugada;
  • pontos de videomonitoramento e guarnição específica no Alto da Sé;
  • controle da venda de vasilhames de vidro para bebidas consumidas fora dos bares, além de ponto de troca de garrafas de vidro por descartáveis.


Cultura

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest