O tempo está se esgotando para o Cadastro Eleitoral e Cadastro Biométrico

Notícia publicada em: 16 de abril de 2024

Com a aproximação das eleições de outubro, os eleitores brasileiros têm até o dia 8 de maio para fazer alterações no seu título de eleitor ou obter um novo título. Isso inclui a transferência de endereço, a regularização de títulos cancelados ou a tomada do primeiro título.

O prazo de recenseamento eleitoral está fixado em 150 dias antes da eleição, que este ano cai no dia 6 de Outubro. O dia 8 de maio também é o prazo final para a inscrição biométrica, mas a não conclusão desse processo não impedirá o eleitor de votar.

Imagens : TV Câmara São José dos Campos

 

Os eleitores ainda podem votar com um documento de identidade válido com foto se seus dados biométricos não puderem ser lidos. Porém, caso o eleitor tenha sido convocado em cartório e não compareça, seu título poderá ser cancelado, devendo verificar sua situação por meio do aplicativo e-Título ou do site do Tribunal Superior Eleitoral.De acordo com o TSE, mais de 81% dos 152 milhões de eleitores elegíveis do Brasil já tiveram suas impressões digitais, assinatura e foto coletadas para identificação biométrica.

Os dados biométricos proporcionam maior segurança na identificação dos eleitores.Eleitores brasileiros com 18 anos ou mais que estejam em dia com a Justiça Eleitoral podem ser convocados ou voluntários para trabalhar como mesários. No entanto, certas pessoas são inelegíveis, incluindo funcionários públicos, candidatos, seus familiares até segundo grau e membros de conselhos executivos de partidos políticos ou federações.

Prefeitura de São José dos Campos recebe Prêmio de Educação Empreendedora

Para se voluntariar como mesário, o eleitor pode se inscrever pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Os Mesários têm direito a dois dias de licença por cada dia trabalhado e recebem auxílio refeição diário de R$ 60. Para mais informações, assista à reportagem da TV Câmara.