O Poder das Estradas: Como o Transporte Rodoviário Move a Economia Brasileira

Notícia publicada em: 13 de fevereiro de 2024

O transporte rodoviário desempenha um papel fundamental na economia do Brasil, sendo o principal meio de atividade logística e viabilizando a distribuição de aproximadamente 65% das cargas do país. Além disso, emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas e representa entre 6% e 7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro

Com uma extensão de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias e estradas, o Brasil ocupa a 4ª posição global em relação à sua malha rodoviária.
A importância do transporte rodoviário no Brasil remonta à sua história, com investimentos significativos nas décadas de 1950 e 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que integraram o território brasileiro e impulsionaram o desenvolvimento de regiões anteriormente desocupadas. Além disso, o transporte rodoviário favoreceu a industrialização nacional e atraiu empresas internacionais do mercado de transporte terrestre, resultando na perda de relevância das ferrovias.
Apesar de sua importância, a condição das rodovias e estradas no Brasil está longe de ser considerada adequada, com problemas de pavimentação, sinalização e geometria, conforme apontado pela Pesquisa CNT de Rodovias
No entanto, o transporte rodoviário continua sendo o meio mais utilizado para o transporte de cargas e passageiros, devido à sua flexibilidade, capacidade de acesso a áreas remotas e entrega porta a porta.
Em resumo, o transporte rodoviário é de extrema importância para a economia do Brasil, sendo o principal meio de distribuição de cargas e desempenhando um papel crucial na integração do território, no desenvolvimento regional e na movimentação da economia. Apesar dos desafios, sua flexibilidade e alcance continuam a torná-lo a escolha preferencial para o transporte de mercadorias e pessoas em todo o país.