Novembro começa com previsão de chuvas intensas e calor acima da média em várias regiões do Brasil

Iniciado hoje, o mês de novembro promete ser marcado por chuvas acima da média em diversas áreas do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

A previsão é de que as regiões Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas sejam os principais beneficiados com a incidência mais intensa.

Ilhabela Escola Técnica oferece curso gratuito de confeitaria em parceria com o SENAC

Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas dentro da média histórica, com possibilidade de precipitações moderadamente acima em algumas localidades. No entanto, em outras áreas, como o Nordeste, o centro-norte do Pará, o Amapá, Roraima, o sudoeste do Mato Grosso do Sul e partes do Mato Grosso, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média.

A situação preocupa especialmente os produtores de soja na região conhecida como Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A falta de umidade pode impactar o planejamento, conforme as chances de boas colheitas.

Para o Centro-Oeste e Sudeste, a previsão de chuvas regulares ao longo do mês deve favorecer o desenvolvimento das culturas de primeira safra, auxiliando especialmente o plantio de grãos. Na região Sul, as chuvas em torno da média histórica e a manutenção de altos níveis de umidade no solo são fatores que devem beneficiar o enchimento de grãos e a safra de inverno.

Além da previsão de chuvas, o Inmet também alerta para o calor excessivo, com temperaturas que podem ultrapassar os 28°C em diversas áreas do Norte e Nordeste. Em contrapartida, no leste do Sudeste e em partes do Sul, os dias chuvosos devem contribuir para que as temperaturas caiam próximas ou ligeiramente abaixo da média.

Caraguatatuba espera 80 mil visitantes para o feriado de Finados com ocupação hoteleira em 42%

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias