O Brasil enfrenta a quarta onda de frio de 2025, que começou no final de junho e deve se estender até esta sexta-feira (4). A massa de ar polar atua principalmente sobre o Sul do país, Mato Grosso do Sul, partes de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Acre e extremo sul do Amazonas, provocando queda acentuada nas temperaturas, com registros negativos em mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo -7,3ºC em Santana do Livramento.
No Sul, o frio intenso favorece a formação de geadas generalizadas e temperaturas abaixo da média em todo o inverno, embora não haja previsão de neve nesta onda específica. Em São Paulo, a capital enfrenta a menor temperatura máxima do ano, com máximas em torno de 14ºC e mínimas próximas a 10ºC, cenário que deve se manter até o fim da semana, com céu nublado e chuviscos.
Apesar do frio intenso no Sul e em parte do Sudeste, a previsão indica que julho terá menos episódios de frio rigoroso e menor volume de chuvas em comparação com junho. A tendência é de temperaturas dentro ou acima da média na maior parte do Brasil, com exceção de algumas áreas do Sudeste e Sul onde o frio permanece mais presente.
O avanço do ar polar provoca também queda de temperatura em regiões do Centro-Oeste e Norte do país, mas com menor intensidade. O tempo deve variar entre frio, chuvas moderadas em algumas regiões e sol forte em outras, especialmente no interior do Nordeste e Norte.
Essa nova onda de frio reforça a necessidade de atenção especial para a população das regiões mais afetadas, principalmente para grupos vulneráveis, que devem se proteger das baixas temperaturas nos próximos dias.