Sessão Solene comemorativa promoveu a entrega de diplomas a membros das corporações de segurança pública da cidade e região
Uma noite de festividades com reconhecimento e gratidão aos integrantes das forças de segurança de Pindamonhangaba. Assim foi a Sessão Solene em comemoração ao “Dia Municipal da Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal” realizada na noite da terça-feira, 08 de abril, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”. O Ato Solene ocorreu por intermédio do Decreto Legislativo nº 02 de 19 de abril de 2023 e pelo Requerimento nº. 656/2025, de 14 de fevereiro de 2025, de autoria do vereador Norberto Moraes.

A Mesa Diretora – presidida pelo vereador Norberto Moraes – contou com a presença do Presidente da Casa Legislativa, vereador Marco Mayor; do Delegado Seccional de Taubaté, Dr. Fernando Shimidt de Paula; da Comandante da 2ª Companhia Pm de Pindamonhangaba, Capitã PM Lucimeire Jerônymo; do Comandante da Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba, Marcelo Minamisako (que representou o Prefeito Ricardo Piorino), do Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de Pindamonhangaba, Dr. Paulo Fernando da Silva Ribeiro Lima Rocha) e do orador oficial, o Secretário de Segurança Pública do município, Coronel Paulo Henrique Lopes Carvalho. A vereadora Ana Paula Goffi e os vereadores Carlos Moura – Magrão, Gari Abençoado e Professor Everton também participaram da solenidade.
Após os ritos iniciais com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, a Mesa concedeu a palavra ao orador oficial do evento.
O Secretário de Segurança de Pública da cidade, Coronel Paulo Henrique Lopes Carvalho, iniciou seu pronunciamento lembrando que a “segurança publica é um dever do Estado, com responsabilidade de toda a sociedade”. Ele fez um importante e completo relato das funções e atribuições das diversas carreiras policiais na área militar e civil e como a atuação desses profissionais impactam diretamente na vida das pessoas. O coronel Paulo Henrique esclareceu que a atuação das polícias tem sido fundamental para o bem-estar e tranquilidade da comunidade, incluindo a Guarda Civil Metropolitana que poderá ser renomeada como ‘Polícia Municipal’ num futuro próximo. “Cumprimento a cada um dos homenageados nesta noite. Se estão aqui é porque foram escolhidos por seus comandantes e merecem a honraria, a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho que executam com maestria e realizam com profissionalismo”.
Os momentos mais significativos da noite aconteceram quando a câmara de Pindamonhangaba outorgou solenemente a entrega dos “Diplomas de Honra ao Mérito” às personalidades que representam as Polícias Militar e Civil e a Guarda Civil Metropolitana da cidade. Receberam a honraria e os cumprimentos das autoridades, o Subtenente PM Marcos Amador dos Santos (2ª Companhia da Polícia Militar do 5º BPM/I); o Cabo PM Déberton de Araújo Dias (Corpo de Bombeiros PM de Pindamonhangaba); o Investigador de Polícia, Douglas de Oliveira (1º Distrito da Polícia Civil); o Investigador de Polícia, Luiz Henrique Nogueira Monteiro (2º Distrito da Polícia Civil), o Escrivão de Polícia, Paulo Lélis de Oliveira Júnior (Delegacia de Defesa da Mulher); o Cabo PM Rodrigo Ferreira Nunes (Companhia da Polícia Militar Ambiental do 3º Batalhão de Polícia Ambiental); o Cabo PM Fabiano Padovani da Silva (3ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual do 6º Batalhão da Polícia Rodoviária) e o Agente da GCM, Cesarino Domingues de Andrade Neto (Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba).
Na sequência dos pronunciamentos, o Delegado Seccional de Taubaté, Dr. Fernando de Paula parabenizou todos os policiais pela justa homenagem. “Os senhores são heróis da vida cotidiana. Organizado é o Estado, pois nosso trabalho é trazer a tranquilidade aos cidadãos paulistas. Tenham a certeza que esses profissionais da segurança pública doam o tempo de sua vida para proteger a nossa população”.
Por sua vez, a Capitã PM Lucimeire Jerônymo afirmou que “a família é importante neste momento”. “Quero aqui agradecer aos nossos policiais, pois o reconhecimento é importante e não é fácil ser policial”. A oficial comandante destacou o excelente trabalho que tem sido feito no município. “É um trabalho integrado. Todas as forças de segurança, a militar, a civil e a guarda municipal tem papel fundamental neste trabalho. Todos os dias nos colocamos à frente do perigo, seja nas ruas ou nas situações mais diversas. Prestamos o nosso melhor trabalho e dedicação. Estamos na luta diária pela segurança pública da sociedade”.
No encerramento da Sessão Solene, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Norberto Moraes, enalteceu o trabalho, empenho, dedicação e profissionalismo dos policiais e do GCM que foram homenageados e afirmou que “nos últimos anos temos visto uma valorização das forças de segurança, por isso, vocês todos, policiais militares e civis tem o meu apoio. Mas quero dar o meu apoio integral aos anseios dos guardas civis metropolitanos de Pindamonhangaba que trabalham com garra, dedicação e fazem a diferença na segurança da nossa cidade”.