A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM), a Vigilância Sanitária e a equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Ubatuba participaram de uma ação organizada pela Polícia Civil de Ubatuba na última quinta-feira, 18.
Denominada Operação “Metal Pesado”, a iniciativa visa o combate à receptação em desmanches e ferros-velhos e à fiscalização de estabelecimentos em situação irregular no município.
A ação, que também teve apoio da Polícia Militar, foi coordenada pela Delegacia de Ubatuba e contou com o apoio de equipes das demais cidades do Litoral Norte.
A operação reuniu 34 viaturas e 70 agentes, além da presença de técnicos de empresas privadas de telefonia, concessionárias de energia e água e esgoto e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM.
“A participação da GCM é mais um exemplo da eficácia da atuação integrada dos órgãos de segurança e fiscalização. Nosso papel é garantir apoio às equipes envolvidas e colaborar para que as fiscalizações alcancem o resultado esperado em benefício da população”, afirmou o comandante da GCM, Rogério Ramos dos Santos.
Diversos bairros tiveram estabelecimentos fiscalizados, o que que resultou na localização de produtos de origem ilícita e na prisão de quatro homens e duas mulheres, proprietários de estabelecimentos vistoriados.
Também foram fechados e autuados vários estabelecimentos, enquanto outros receberam orientações administrativas. As equipes recolheram aproximadamente 200 quilos de fios e cabos, além de bicicletas e condensadoras de ar-condicionado. Técnicos da concessionária de energia, com apoio do Instituto de Criminalística de São Sebastião, ainda identificaram em alguns pontos a prática de furto de energia elétrica.