Nesta quarta-feira, 19, cerca de 30 alunos do quarto ano da Escola Municipal Maestro Pedro, localizada no Horto, participaram de uma atividade de educação ambiental no manguezal da Barra Seca. A ação faz parte de um calendário da unidade escolar, em parceria com o do grupo Tamoio de Ubatuba, que ainda prevê mais três visitas guiadas com essa escola com alunos de quartos e quintos anos, tanto no mangue da Barra Seca quanto no mangue do Rio Escuro.
A atividade foi um convite da gestora da escola, Juliana Garcia, e é conduzida pela educadora ambiental Lidi Keche, que, a medida em que os alunos observaram fauna e flora locais, explicou a eles sobre o funcionamento do ecossistema e sobre o papel dos manguezais no ambiente costeiro. “As vivências pedagógicas propostas pelo grupo Tamoio têm como objetivo mais do que educar: também, inspirar as crianças a se tornarem guardiãs da natureza. Ao compreenderem o local onde vivem, elas se tornam mais conscientes e engajadas na preservação dos recursos naturais. A experiência foi um verdadeiro convite à reflexão e à ação”, explicou Lidi.
Além disso, a proposta prioriza vivências no próprio ambiente, permitindo que as turmas conheçam o local, compreendam sua dinâmica e relacionem o aprendizado à realidade da região. “Demos início a este projeto para falar sobre a importância da água e sobre tudo o que a falta dela pode acarretar. A partir dessas reflexões, surgiu a idéia de convidar a Lidi, que tem tanto a compartilhar e tantas vivências a oferecer às nossas crianças levando-as para conhecer o mangue e toda a riqueza que a água nos proporciona”, compartilhou Juliana.
Os pequenos adoraram a experiência e deixaram guardado na lembrança os momentos cheios de aprendizado que, com certeza, serão colocados em prática.
“Gostei de nadar, de ver o mangue e conhecer de perto, porque não conhecíamos o mangue. Essa foi a experiencia mais legal da minha vida”, celebrou a aluna Camily Brulher.




