O jovem paratleta Matheus Avelar da Silva, de apenas 14 anos, brilhou no Pan-Americano de Parajiu-Jitsu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) no final de setembro, ao conquistar o ouro na competição. Matheus superou não só adversários, mas também desafios internos, após ter ficado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
Em entrevista, o jovem destacou que seu maior desafio foi vencer suas limitações mentais. “Perdi no Brasileiro, mas fui lá, ganhei no Pan e agora meu foco é o Mundial”, afirmou.
Defesa Civil emite aviso de tempestades com raios e ventos fortes no Vale do Paraíba
Iniciado no esporte em 2022 pelo Projeto Social Rayane, Matheus encontrou no jiu-jitsu uma ferramenta de superação. Sua treinadora, Daiane Ferraz Bastos, elogiou o esforço do jovem, que venceu um adversário experiente e fisicamente superior, mesmo com pouco tempo de preparação. “Ele é muito focado e dedicado, venceu com técnica e determinação”, disse Daiane.
Com o foco no Mundial, Matheus seguirá treinando no Parajiu-Jitsu e em outras competições para atletas com deficiência, sempre buscando aprimorar suas habilidades e superar novos desafios.
Curso gratuito de jardinagem em Caçapava: inscrições abertas para capacitação prática