Jacareí Alerta para os Riscos do Câncer de Mama 213 Mortes em 10 Anos e a Urgência do Diagnóstico Precoce

A Secretaria de Saúde de Jacareí emitiu um alerta sobre os riscos e cuidados necessários para evitar o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres. O diagnóstico precoce é crucial para garantir um tratamento eficaz e evitar desfechos graves, como cirurgias invasivas ou até mesmo a morte.

De acordo com os dados da Secretaria, entre 2013 e 2023, a cidade registrou 213 óbitos de mulheres devido à Neoplasia Maligna da Mama. Não existe uma causa única para o surgimento do câncer de mama, mas fatores como sobrepeso, primeira gravidez após os 30 anos, uso prolongado de contraceptivos, reposição hormonal e histórico familiar aumentam o risco, especialmente a partir dos 50 anos.

Polícia Civil Prende 15 kg de Drogas em Pindamonhangaba

O Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografias anualmente, exame que permite a detecção precoce de nódulos e outros sinais clínicos da doença. Em 2023, Jacareí realizou 12.523 exames de mamografia, enquanto, em 2024, até 9 de outubro, já foram solicitados 9.190 exames. Contudo, o número de exames ainda não é suficiente para atingir a totalidade das mais de 27 mil mulheres nessa faixa etária na cidade.

Os principais sintomas do câncer de mama incluem nódulos nas mamas ou axilas, saída de líquido do mamilo e alterações na pele. Mulheres que identificarem qualquer um desses sinais durante o autoexame devem procurar imediatamente um profissional de saúde.

A prevenção do câncer de mama está diretamente ligada a um estilo de vida saudável, que envolve manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, controlar o peso e evitar o consumo de álcool e cigarro.

Nitro reforça importância dos biocombustíveis para superar desafios do setor sucroenergético

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest