Jabuti 2025: “O Ouvidor do Brasil”, “Vento em Setembro” e mais vencedores da premiação estão gratuitamente no BiblioSP Digital
A plataforma livre e gratuita do Sistema Municipal de Bibliotecas reúne 17 mil títulos à disposição, com audiolivros e recursos de acessibilidade
 
São Paulo, outubro de 2025 – Com a recém-cerimônia de premiação do Jabuti 2025 na última segunda-feira (27), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e de seu Sistema Municipal de Bibliotecas, traz aos leitores, gratuitamente, os autores vencedores e livros indicados do mais tradicional e importante prêmio da literatura brasileira, por meio da plataforma on-line de livros BiblioSP Digital.
“O Ouvidor do Brasil: 99 Vezes Tom Jobim“, de Ruy Castro, e “Vento em Setembro“, de Tony Bellotto, ambos publicados pela editora Companhia das Letras e vencedores do Prêmio Jabuti 2025 nas categorias “Melhor Crônica” e “Melhor Romance Literário“, respectivamente, são títulos que você encontra na plataforma BiblioSP Digital.
 
Em “O Ouvidor do Brasil”, o imortal Ruy Castro separa 99 crônicas assinadas por Tom Jobim, revelando seu lado humano, crítico, mordaz e desconhecido, e, de brinde, o leitor é agraciado com fatos inéditos, histórias de bastidores e informações sobre os grandes personagens da cena musical nos anos 1950 e 1960. Enquanto “Vento em Setembro”, do autor e músico Tony Bellotto, elabora um suspense policial situado na Ditadura Militar, onde os desejos e sonhos são feitos para logo em seguida virarem pó. Estes não são únicos livros dos autores na plataforma: Ruy Castro possui mais nove livros, entre eles a biografia “Chega de Saudade: A História e as Histórias da Bossa Nova” e “Trincheira Tropical”, e Tony está representado com mais seis livros, como “Lô”, “No Buraco” e a coleção Bellini.
 
Outros vencedores do Jabuti e que você consegue achar disponível na BiblioSP Digital são: “Felicidade ordinária“, da psicanalista Vera Iaconelli, vencedora na categoria Saúde e Bem-Estar, que explora a sociedade contemporânea, propondo leituras surpreendentes do cotidiano brasileiro e escancarando um retrato vívido de suas angústias; e “A Essência de Empreender: como foi construído o Grupo Boticário, um dos maiores ecossistemas de beleza do Brasil“, de Miguel Krigsner, fundador do Grupo O Boticário e vencedor da categoria Negócios, que narra sua autobiografa sua jornada como empresário até sua ascensão.
Autores e livros indicados ao Jabuti 2025 também estão no BiblioSP Digital
 
A plataforma BiblioSP Digital traz em sua nova curadoria não só os vencedores do Prêmio Jabuti 2025, como também os autores e os livros indicados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
 
Armando Freitas Filho, vencedor póstumo de poesia pelo volume “Respiro” conta com seus livros “Dever” (que ganhou o Prêmio Alphonsus Guimarães, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro) e “Arremate” na BiblioSP Digital. A homenageada da edição, Ana Maria Machado, a primeira brasileira a receber o Prêmio Hans Christian Andersen por sua contribuição literária, conta já com 17 livros disponíveis on-line na plataforma.
 
Daniel Munduruku, um dos maiores escritores indígenas do país e consagrado com o Jabuti pelo seu livro infantil “Estações” , conta com 12 de suas obras para leitura disponíveis, incluindo o seu último livro laureado pelo prêmio, “Vozes Ancestrais”, em 2017. Por fim, o viral Raphael Montes, concorrente por “Uma Família Feliz”, tem sete de suas produções na BiblioSP Digital, como os best-sellers “Dias Perfeitos”, “O Vilarejo” e “Jantar Secreto”.
 
Para completar a sua lista, veja todos os livros indicados ao Prêmio Jabuti 2025 e que estão disponíveis na plataforma gratuitamente:
Categoria Crônica:
- ‘Meia Palavra Basta‘, de Francisco Bosco | editora: Record
- ‘Tempo e Outros Tempos‘, de Carlos Heitor Cony (em memória) | editora: Nova Fronteira
Categoria Romance de Entretenimento:
- ‘Boas Meninas se Afogam em Silêncio‘, de Andressa Tabaczinski | editora: Rocco
Categoria Romance Literário:
- ‘De Onde Eles Vêm‘, de Jeferson Tenório | editora: Companhia das Letras
- ‘Bambino a Roma: Ficção‘, de Chico Buarque | editora: Companhia das Letras
- ‘A Extraordinária Zona Norte‘, de Alberto Mussa | editora: Todavia
Categoria Juvenil:
- ‘Tia Ciata, a Grande Mãe do Samba‘, de Nei Lopes, Rui de Oliveira | editora: Nova Fronteira
Categoria Infantil:
- ‘Quem É Esse?’, de Mariana Demuth, Sabrina Berardocco | editora: Piu
- ‘Você Dorme Como um Monstro?‘, de Guilherme Karsten | editora: HarperKids
Categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior:
- ‘O Crime do Bom Nazista‘ | editora: Todavia, Sellerio Editore Palermo
- ‘A Maldição das Flores‘ | editora: Planeta do Brasil, Amazon Crossing
Categoria Saúde e Bem-Estar:
- ‘A Arte de Amar‘, de Christian Dunker | editora: Record
- ‘Em Cada Instante Nascemos e Morremos Bilhões de Vezes‘, de Monja Coen | editora: Planeta do Brasil
- ‘Medicina Excessiva‘, de Guilherme Santiago Mendes | editora: Labrador
Categoria Negócios:
- ‘A Força do ESG: Por que, a Partir de Agora, as Empresas Realmente Serão Sustentáveis?‘, de Ricardo Ribeiro Alves | editora: Alta Books
Categoria Educação:
- ‘Vamos Falar de Relações Raciais? Crônicas para Debater o Antirracismo‘, de Cidinha da Silva | editora: Autêntica
- ‘De Onde Surgem as Grandes Ideias?: Através do Olhar da Ciência‘, de Larissa Santos | editora: Labrador
- ‘Carta de uma Orientadora: Sobre Pesquisa e Escrita Acadêmica‘, de Debora Diniz | editora: Civilização Brasileira
Categoria Biografia e Reportagem:
- ‘O Indomável: João Carlos Martins entre Som e Silêncio‘, de Jamil Chade | editora: Record
- ‘A Bem-Amada: Aimée de Heeren, a Última Dama do Brasil‘, de Delmo Moreira | editora: Todavia
 
Mais sobre o BiblioSP Digital
Lançada em junho de 2024, a BiblioSP Digital é uma plataforma online de leitura de livros, acessada tanto de forma remota quanto por meio de aplicativos de celular e tablet. A BiblioSP Digital reúne um grande catálogo gratuito de livros, quadrinhos e mangás, box e audiobooks. São 17 mil títulos nacionais e internacionais, entre clássicos da literatura brasileira e autores estrangeiros contemporâneos.
A plataforma, vinculada ao Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, busca não só ampliar o acesso à leitura através dos acervos físicos das bibliotecas municipais, mas também permite que os cidadãos tenham uma maior democratização da cultura e literatura, podendo ler qualquer tipo de gênero quando e onde quiser: seja no transporte ou nas folgas de serviço.
A interface disponibiliza coleções pré-definidas pela equipe de bibliotecários do Sistema Municipal de Bibliotecas – como as de Vestibular, coleção de terror, narrativas LGBTQIAPN+ e muitas outras – e múltiplas personalizações de leitura que permitem, entre outras configurações, mudar o tamanho, tipo, formatação e entrelinhas da fonte, marcar frases impactantes e anotar observações e até acionar modos pensados para leitores disléxicos.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
 
				 
						
											 
						
											 
						
											 
															




