O IPTU 2026 e a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (SMRSU) de Pindamonhangaba já estão disponíveis para consulta e pagamento por meio do site da Prefeitura: www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Ao acessar o site, o contribuinte encontrará um banner específico. Basta clicar e informar a sigla do imóvel para ter acesso aos carnês digitais — procedimento adotado desde 2022, que proporciona mais agilidade e facilidade à população, além de gerar economia de papel e de recursos públicos.
O vencimento dos boletos está previsto para o dia 16 de março. No entanto, com a disponibilização dos carnês a partir de 16 de janeiro, o contribuinte já poderá efetuar o pagamento do IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos, que também poderá ser parcelada em até 10 vezes.
Neste ano, aproximadamente 90 mil imóveis estão cadastrados para cobrança desses tributos.
O IPTU seguirá o mesmo padrão dos anos anteriores, com 10% de desconto para pagamento à vista, 5% em duas parcelas e 2% de abatimento para pagamento parcelado, desde que as parcelas sejam quitadas em dia. A Prefeitura estuda a elaboração de projeto de lei para o próximo ano, com o objetivo de conceder descontos também para a Taxa de Resíduos Sólidos, nos moldes do que já ocorre com o IPTU.
Os valores do IPTU já estarão atualizados com base na nova Planta Genérica de Valores (PGV), que estava desatualizada desde 1993, ou seja, há 33 anos, além da aplicação da inflação medida pelo IPC da FIPE, no percentual de 3,85%.
Os recursos arrecadados com o IPTU são destinados ao Tesouro Municipal e aplicados no custeio de obras e serviços públicos em diversas áreas, especialmente saúde, educação, assistência social, segurança e infraestrutura.
Já os valores arrecadados com a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos são vinculados exclusivamente ao custeio dos serviços de coleta, transporte, transbordo, triagem e destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
Em caso de dúvidas, a população pode procurar os guichês de atendimento da Prefeitura de Pindamonhangaba ou das Subprefeituras de Moreira César e Araretama, bem como entrar em contato pelos telefones 12 3644-5655 ou 12 3644-5600.





