Investigação da morte da bebê Manuella Franco Marques em creche do Vale do Paraíba
Na manhã do dia 28 de julho de 2025, a bebê Manuella Franco Marques, de apenas 1 ano e 3 meses, faleceu após passar mal na creche municipal Maria José Capelli, localizada no bairro Parque dos Príncipes, em Jacareí, no Vale do Paraíba.
A ocorrência provocou uma grande comoção na região e está sendo rigorosamente investigada pela Polícia Civil como possível homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar.
De acordo com o boletim de ocorrência, a menina foi alimentada com papinha pela equipe da creche pela manhã e colocada para dormir.
Cerca de meia hora depois, apresentou sinais de engasgo, falência respiratória e recebeu manobras de primeiros socorros pelas cuidadoras e pelo Samu, porém, não resistiu.
A morte foi confirmada na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Thelmo de Almeida Cruz.
As investigações envolvem a diretora da creche, que foi incluída no inquérito, e são acompanhadas pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil da Secretaria de Saúde de Jacareí.
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias e reforçou o apoio à família da criança e aos profissionais envolvidos.
Este caso triste destaca a importância das medidas de segurança e atenção redobrada nos cuidados infantis em instituições públicas para evitar tragédias como esta e garantir a proteção das crianças.
A comunidade do Vale do Paraíba expressou profundo pesar pela perda, com diversas homenagens realizadas em memória de Manuella.