Tecnologia e Inovação na Manutenção de Vias Públicas em Pindamonhangaba
A Prefeitura de Pindamonhangaba, através de uma ação conjunta entre várias secretarias municipais, conseguiu reduzir em 57% o número de buracos nas vias públicas da cidade desde o início deste ano. A estratégia envolveu a utilização de tecnologia de ponta para agilizar a manutenção das ruas e avenidas, melhorando assim a qualidade de vida dos cidadãos.
Conteúdo recomendado: Perseguição da GCM em Pindamonhangaba Resulta em Prisão e Apreensão de Drogas e Munições
A Secretaria de Governo e Serviços Públicos e a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos uniram forças com uma empresa especializada que utiliza um carro equipado com uma câmera de inteligência artificial. Este veículo realiza a análise das vias de trânsito em tempo real, identificando problemas que necessitam de intervenção da administração municipal, como buracos, asfalto irregular, falta de sinalização, veículos abandonados, entre outros.
A implementação desta ferramenta permitiu otimizar o tempo e os recursos internos, além de acelerar as ações de manutenção. Isso está alinhado com os princípios de uma Cidade Inteligente, título auditado pela ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).
“Desde o início deste trabalho em janeiro, conseguimos identificar que 43% dos buracos em via pública estavam nas regiões do Araretama, Feital e Santa Cecília. Isso agilizou as ações da nossa operação Tapa Buraco e de 2.600 buracos identificados, hoje reduzimos para 1.149. Isso demonstra a eficácia dos técnicos da nossa Usina de Asfalto”, afirmou o diretor Thiago Gonçalves.
Atualmente, o município conta com uma equipe própria de servidores que atua no Tapa Buraco e uma outra equipe de uma empresa terceirizada especializada. O objetivo é otimizar nosso pessoal e formar duas equipes de servidores para agilizar ainda mais o tempo de resposta.
Para o secretário de Tecnologia Danilo Velloso, a ferramenta tem sido muito útil em ações de zeladoria urbana. “A empresa Mapzer emite relatório e acompanha em tempo real a baixa conforme as ações são realizadas. Recebemos até um feedback positivo da empresa pelo controle e atendimento das ocorrências registradas pelo sistema. Agora estamos atuando para fazer a integração dessa tecnologia com a plataforma de protocolo 1Doc, o que trará mais celeridade no atendimento à população”, ressaltou Velloso.
Além do investimento no Tapa Buraco, a Prefeitura de Pindamonhangaba também está investindo no Recapeamento Asfáltico, visando modernizar o pavimento e trazer melhor qualidade de mobilidade para os motoristas e ciclistas que utilizam a via pública. Nos últimos meses, mais de 150 ruas e avenidas estão recebendo o recapeamento, num investimento de R$ 22 milhões que irá melhorar mais de 50 quilômetros de ruas e avenidas.