Homem profana altar da Basílica de São Pedro e urina durante missa

Homem profana altar da Basílica de São Pedro e urina durante missa; autor é romeno com deficiência mental.

Na tarde de 10 de outubro de 2025, um homem de nacionalidade romena causou indignação ao invadir o altar principal da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e urinar no altar durante uma missa.

O ato, visto como grave profanação, ocorreu em meio ao Ano Jubilar da Esperança, que tem atraído milhões de peregrinos ao local.

Além da profanação, o indivíduo derrubou seis candelabros do século XIX, avaliados em cerca de 180 mil reais, causando danos aos objetos litúrgicos.

Vídeos do momento mostram o homem subindo ao altar, removendo a toalha que o cobre e urinando no altar antes de ser rapidamente contido pela Gendarmaria Vaticana.

Segundo comunicado oficial da Sala de Imprensa do Vaticano, o homem, cuja identidade não foi divulgada, é portador de uma grave deficiência mental.

Ele foi detido no local e, posteriormente, encaminhado às autoridades italianas para as devidas providências legais.

Este não é o primeiro episódio de profanação registrado na Basílica de São Pedro, mas causou grande repercussão pela gravidade do ato e pelo local sagrado onde ocorreu, profundamente reverenciado pelos fiéis católicos do mundo todo.

O Vaticano reforçou a importância de proteger locais sagrados e expressou repúdio ao ato, ressaltando a necessidade de atenção especial a pessoas com transtornos mentais para evitar que episódios assim se repitam.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest