Governo de SP oferta 1,9 mil vagas no setor de comércio e serviços



Com a chegada do fim do ano, a procura por profissionais de comércio e serviços cresce de forma significativa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), está com 1.986 vagas abertas nos setores de comércio e serviços, com destaque para oportunidades em alimentação, como garçom e cozinheiro.

Em 2024, o varejo paulista movimentou mais de R$ 1 trilhão, segundo a FecomercioSP, em um período marcado por maior fluxo de consumidores e aquecimento das vendas, impulsionado por datas comemorativas.

Eventos como Black Friday, Natal e o pagamento do 13º salário ampliam ainda mais a demanda por profissionais de atendimento ao público, alimentação, vendas e reposição, impulsionando as contratações no período.

As oportunidades são para atendente de lanchonete (511 vagas), cozinheiro (160 vagas), repositor (156 vagas), garçom (132 vagas), barman (45 vagas) e atendente de lojas e mercados (982 vagas). Os interessados podem comparecer a uma das 200 unidades do PAT espalhadas pelo estado com RG, CPF e Carteira de Trabalho física ou digital ou acessar a plataforma www.trampolim.sp.gov.br.

“Os PATs conectam trabalhadores às vagas disponíveis, oferecendo orientação e facilitando o encaminhamento aos processos seletivos”, explica Mariana Rodrigues, subsecretária de Empregabilidade e Inclusão Produtiva da SDE.

Foi por meio da unidade do Capão Redondo, na zona sul da capital, que Tatiane Borges de Oliveira Vasconcellos, de 28 anos, conquistou uma oportunidade na área de auxiliar de cozinha.

“A orientação do PAT me ajudou bastante. Depois que encaminharam meu currículo, já me informaram o horário em que eu poderia comparecer à entrevista. No mesmo dia, me chamaram para começar a trabalhar”, conta ela, que começou no emprego no início de novembro deste ano.

Atuando na cozinha, Tatiane conta que tem ampliado suas habilidades e desenvolvido mais autonomia no trabalho. “No meu dia a dia, estou aprendendo a trabalhar de forma mais rápida e proativa, lidar melhor com a equipe e com os funcionários. Essa oportunidade também melhora muito minha rotina e me garante uma renda fixa. Está sendo muito bom”, destaca.

Como se candidatar

Os interessados em seguir o mesmo caminho de Tatiana podem se candidatar às vagas presencialmente em um dos PATs espalhados pelo estado. Os endereços estão disponíveis em: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/.

Já as vagas ofertadas pelo Trampolim estão abertas no site www.trampolim.sp.gov.br.

Sobre o Trampolim

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a plataforma Trampolim integra, em um único ambiente digital, ações de capacitação, empregabilidade e desenvolvimento regional. A ferramenta oferece acesso gratuito a cursos, orientação profissional e serviços de apoio, além de aproximar empresas de candidatos qualificados.

Sobre os PATs

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 200 unidades, presentes em todas as regiões do estado.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).



Agência SP

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest