O Governo de São Paulo entregou, nesta terça-feira (5), quatro embarcações reformadas para as travessias no Vale do Paraíba, com um investimento total de R$ 6,6 milhões. A cerimônia ocorreu em Natividade da Serra e contou com a presença do subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Denis Gerage Amorim, e do diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr.
As embarcações reformadas atenderão os serviços de balsas em três portos localizados na Usina Hidrelétrica do Reservatório de Paraibuna (UHRP), sendo dois em Paraibuna e um em Natividade da Serra. Desde janeiro de 2023, o DH assumiu a operação das travessias, que antes eram geridas pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). As novas embarcações foram modernizadas para garantir a segurança e o conforto dos usuários, operando 24 horas por dia com saídas programadas a cada hora.
“Essas novas embarcações visam garantir um transporte com mais eficiência, conforto e segurança para a população”, afirmou Denis. Em 2023, mais de 142 mil usuários utilizaram as balsas que operam no Reservatório de Paraibuna.
As quatro embarcações entregues incluem:
- Natividade da Serra:
- Rebocador Robalo com balsa Saltinho II: capacidade para 50 pedestres e 5 veículos.
- Rebocador Marola com balsa São José: capacidade para 50 pedestres e 9 veículos.
- Paraibuna:
- Rebocador Inter XIX com balsa Inter B-IV: capacidade para 50 pedestres e 6 veículos.
- Rebocador Inter XX com balsa Inter B-V: capacidade para 50 pedestres e 6 veículos.
Além da entrega das embarcações, o Governo de São Paulo está preparando uma parceria público-privada para atrair investimentos privados para o serviço aquaviário, incluindo a concessão de 14 linhas de travessia. A consulta pública para essa parceria deve ser aberta ainda este ano.Com esses investimentos, o Governo reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias, visando garantir a segurança e o bem-estar dos usuários nas regiões atendidas.