Diante do agravamento da qualidade do ar em São Paulo, provocado pelo tempo seco e incêndios, o Governo do Estado divulgou nesta terça-feira (10) novas orientações e diretrizes para proteção da saúde pública.
Entre as recomendações, destacam-se o aumento da ingestão de líquidos e a suspensão temporária de autorizações de queima.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) interrompeu as permissões para despalha de cana e queima fitossanitária, exceto em casos específicos autorizados pela Secretaria de Agricultura.
Defesa Civil de SP prorroga alerta de risco elevado de queimadas no Vale até sábado (14)
O Mapa de Risco de Incêndio alerta para um nível de emergência em quase todo o estado até sábado (14).
O governo mobilizou o Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil para monitorar a situação e orientar a população. As secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Defesa Civil afirmaram que a piora na qualidade do ar é agravada por uma massa de ar quente e seco, dificultando a dispersão de poluentes.
A Cetesb conta com 85 estações de monitoramento de qualidade do ar e alertou para o aumento de partículas inaláveis no ar, classificando muitas regiões como “Muito Ruim” ou “Ruim”. A recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre e aumentar a ingestão de água. Em áreas de queimadas, o uso de máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 é recomendado.