Ação rápida da GCM evita furto em escola e suspeito é preso
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté impediu, na madrugada desta segunda-feira (3), uma tentativa de furto na EMEF Prof. Judith Campista César, no Parque São Jorge. O suspeito foi flagrado pelas câmeras de segurança da escola, monitoradas pelo Centro de Gestão Integrada (CGI).
A equipe da GCM foi acionada logo após o disparo do alarme e, ao chegar no local, surpreendeu um homem pulando o muro com diversos objetos furtados, incluindo um celular, um televisor, um carrinho de alumínio, um estilete, uma pulseira e duas torneiras. Ele confessou o crime e foi conduzido à Delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
A ação bem-sucedida é um reflexo do trabalho contínuo da Secretaria de Segurança Pública na proteção das escolas, com rondas constantes e o uso da tecnologia com mais de 2.600 câmeras instaladas no município.
Operação Ferro Velho
Além de combater os furtos em flagrante, a Prefeitura de Taubaté esta atuando para coibir a comercialização de materiais furtados.
Na última semana, foi realizada a Operação Ferro Velho, uma ação conjunta entre GCM, Polícia Militar, Polícia Civil e Fiscais de Posturas da Secretaria de Serviços Públicos, voltada à fiscalização de estabelecimentos e o combate a receptação e comércio irregular de fiação de cobre e outros materiais.
Durante a operação, cinco ferros-velhos foram vistoriados, resultando no fechamento de um estabelecimento, na notificação de outro, na apreensão de 14 kg de fios de cobre de origem suspeita e na condução de uma pessoa à Delegacia.