A Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, faz um apelo urgente à população: o estoque de sangue enfrenta uma situação crítica, com tipos como O+, O- e B- atendemos apenas 20% da demanda hospitalar. Os tipos A- e AB- também estão em nível alarmante, com capacidade para suprir apenas 50% das necessidades transfusionais.
Veja mais: Ilhabela Reforça Importância da Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal
Esta semana, os postos de coleta receberam um número reduzido de doações, o que levou a instituição, em parceria com o Governo de São Paulo, a reforçar o pedido para que a população agende suas doações o mais rápido possível. Há diversas vagas disponíveis para agendamento online no site da Pró-Sangue.
Segundo a instituição, é necessário aumentar rapidamente o número de ações para evitar o desabastecimento. “Para que o sangue não falte, o Pró-Sangue faz um apelo à população para que venha doar sangue”, ressaltou a fundação.
40 Anos de Solidariedade
O Pró-Sangue celebrou recentemente 40 anos de dedicação, com um histórico de mais de 5,9 milhões de bolsas de sangue coletadas, beneficiando aproximadamente 23,6 milhões de pessoas. A fundação lembra que o ato de doar sangue é essencial para manter o atendimento adequado à população e garantir que vidas sejam salvas.
Requisitos para Doação
Para fazer isso, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos (consultar condições para menores de idade);
- Pesar mais de 50 kg;
- Apresentar documento de identidade com foto recente;
- Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação e bebidas tranquilas 12 horas antes.
Candidatos com sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar uma semana para doar.
Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Sangue ( www .prosangue .sp .gov .br ), pelo telefone Alô Pró-Sangue (11 4573-7800), WhatsApp (11 9-9152-7653), ou pelo e- correio ( faleconosco @prosangue .sp .gov .br ).