1º Fórum de Reabilitação promove troca de experiências – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Na última quinta-feira, 28, a Unidade Integrada de Reabilitação (UNIR) promoveu o 1º Fórum de Reabilitação do município. A atividade integrou a programação do segundo dia da IV Jornada da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde de Ubatuba e reuniu profissionais da Saúde de diferentes cidades para um intercâmbio de experiências, conhecimento e boas práticas voltadas à reabilitação.

Com uma abordagem mais acadêmica, o fórum teve como foco o compartilhamento de metodologias, estratégias e casos exitosos referentes à reabilitação de pessoas com deficiência. O objetivo foi fortalecer o diálogo entre os municípios e ampliar a rede regional de atenção integral.

“Esses espaços de fortalecimento, de diálogo e de troca entre os municípios, entre os profissionais e, principalmente, com os próprios pacientes, são fundamentais para ampliar a participação popular relacionada ao tema”, afirmou a diretora de especialidades, Alessandra Regina Souza.

Durante o encontro, foram apresentadas diversas iniciativas locais voltadas ao atendimento humanizado, ao uso de tecnologias assistivas, às abordagens interdisciplinares e à implementação de políticas públicas inclusivas.

“A troca de experiências é muito importante para melhorar a adesão ao tratamento. Conviver com uma condição sem cura não é fácil, exige motivação, adaptação e um olhar mais gentil sobre si mesmo. Quando o paciente compreende e aceita o processo, ganha autonomia e passa a ter mais qualidade de vida”, explicou a fonoaudióloga Fernanda Gomes, de São Sebastião, participante do evento.

“Precisamos de fóruns como este para apresentar o trabalho que desenvolvemos em nossa cidade, conhecer as experiências de outros municípios e, com isso, crescer juntos. Ubatuba está no caminho certo, temos conquistado avanços importantes, especialmente no que se refere às pessoas com deficiência e à superação de limites impostos pela sociedade”, destacou a dentista da rede municipal especializada no atendimento a pessoas com necessidades especiais, Vanessa Campos.

A expectativa é que, no próximo ano, a iniciativa seja ainda mais abrangente, reunindo novas cidades da região e fortalecendo, cada vez mais, a rede de cuidados às pessoas com deficiência.

Prefeitura de Ubatuba

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest