Formatura do Proerd reúne mais de mil alunos em São José

Fernanda Niquirilo

Educação e Cidadania

Colaborou o estagiário Igor Claret

Muita festa e aprendizado marcaram esta sexta-feira (5), no Centro da Juventude, na região sul, com a formatura das escolas municipais no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A ação foi realizada pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Polícia Militar.

O evento reuniu oito escolas da rede de ensino municipal e celebrou a conclusão das atividades do programa por 1.000 estudantes.

A cerimônia foi conduzida pelo Capitão Cássio Lopes, com participação dos policiais militares que atuaram diretamente nas escolas: Welder José e Leonardo de Oliveira.

Professores, familiares, coordenadores escolares e oficiais da Polícia Militar também acompanharam a solenidade.

Durante a formatura, alunos e professores de cada escola foram convidados ao palco para receber uma medalha simbólica e um presente em reconhecimento ao desempenho no semestre. As unidades da Rede de Ensino Municipal que receberam o certificado de conclusão foram:

  • Emefi Prof. Maria Gomide Santos de Souza
  • Emefi Prof. Ildete Mendonça Barbosa
  • Emefi Prof. Ruth Nunes da Trindade
  • Emefi Prof. Henriqueta Costa Porto
  • Emefi Prof. Mercedes Maria Perotti
  • Emefi Prof. Jacyra Vieira Baracho
  • Emefi Prof. Elza Regina Ferreira Bevilacqua
  • Emefi Prof. Norma de Conti Simão

Emoções

O evento contou ainda com a tradicional canção do programa, o juramento coletivo e muita comemoração ao fim da cerimônia, que celebra valores de disciplina, consciência e cidadania entre os estudantes.

O PM Leonardo de Oliveira, que atua há dois anos nas atividades do Proerd e há nove anos na corporação, destacou a satisfação de acompanhar mais uma turma formada.

“É muito satisfatório ensinar e aprender muito com eles, eu saio um policial e um cidadão melhor da sala, é uma oportunidade de quebrar alguns estigmas que muitas vezes eles criam ou escutaram”, disse.

Polícia Militar celebra mais um ciclo concluído do Proerd, reforçando a importância da prevenção e da cidadania | Foto/PMSJC

Maria Alicia, de 11 anos, aluna do 5º ano da Emefi Prof. Ruth Nunes da Trindade, compartilhou seu aprendizado.

“Nós aprendemos muitas coisas importantes e foi leva o que o Leo falou ‘não usar coisas erradas e não fazer coisas erradas’ e vou levar isso para a vida”, disse.

A também estudante Giulia Martins, de 11 anos, do 5º ano da mesma escola, reforçou a importância do programa.

“É um curso muito importante para todos da escola e te ensina a dizer não às drogas e coisas ruins”, afirmou. 

Alunas celebram a conclusão do Proerd exibindo seus certificados de formatura | Foto/PMSJC 

Cidadania e prevenção

Criado em 1983 nos Estados Unidos, o Proerd chegou ao Brasil em 1992. Em São José, funciona há cerca de 24 anos e é reconhecido pela contribuição na formação cidadã dos alunos, com foco na prevenção ao uso de drogas, promoção da empatia e no fortalecimento de vínculos entre escola, família e comunidade.

As aulas são ministradas por policiais militares capacitados, que acompanham os alunos em encontros semanais. Mais do que alertar sobre os riscos das drogas e da violência, o programa ensina habilidades para a vida, como autocontrole, empatia, tomada de decisões responsáveis e fortalecimento dos laços familiares e escolares.

Entre os objetivos do Proerd, está o ensino de boas estratégias de tomada de decisão, que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades que permitam conduzir as próprias vidas de maneira segura e saudável.

As estratégias são voltadas à capacitação do jovem para fazer escolhas saudáveis e livres do abuso de drogas, violência e de outros comportamentos perigosos. A iniciativa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

MAIS NOTÍCIAS

Educação e Cidadania

Prefeitura de São Jose dos Campos

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias