Exposição em São Paulo retrata impacto da crise climática na trajetória de mulheres refugiadas
Está aberta ao público, no Museu da Imigração, na zona leste da capital paulista, a mostra “O Clima que nos Desloca”, que reúne relatos de 14 mulheres forçadas a deixar seus países em razão de enchentes, secas e tempestades agravadas pelo aquecimento global.
Com curadoria da ONG MigraClima e parceria da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a exposição apresenta 40 fotografias e depoimentos em áudio gravados pelas próprias protagonistas em árabe, francês, espanhol e português.
Além dos retratos feitos pelos fotógrafos Yan Boechat e Luna Costa em campos de acolhida no Sudão do Sul, Somália, Haiti e Venezuela, o percurso inclui mapas interativos elaborados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que relacionam áreas de risco climático e rotas migratórias.
Vídeos curtos complementam a narrativa ao ilustrar o cotidiano dessas mulheres antes, durante e depois do deslocamento.
A entrada é gratuita.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do museu ou reservados on-line.
O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, até 27 de outubro. A programação prevê ainda oficinas de educação ambiental, rodas de conversa com participantes da mostra e sessões comentadas de filmes sobre migração climática.
Escolas e organizações sociais podem agendar visitas mediadas pelo e-mail educativo@museudaimigracao.org.br.
