Os alunos do 2º ano da rede municipal de Taubaté participaram da Avaliação de Fluência Leitora, programa em que são aferidas precisão (habilidade de reconhecer e decodificar as palavras), velocidade (rapidez da leitura realizada sem esforço para decodificar as palavras) e prosódia (realizar a leitura com entonação, pausa e pontuação).
O município teve um quantitativo de participação de 2.758 estudantes, distribuídos em 128 salas de aula em 45 escolas do Sistema de Educação. A avaliação de Fluência Leitora é destinada para estudantes do 2º ano que realizam três tarefas distintas de leitura, as quais incluem um quadro com palavras dicionarizadas, um quadro com palavras possivelmente desconhecidas e a leitura de um texto com três perguntas de interpretação.
Ao final da aplicação e após o lançamento dos resultados na Plataforma Caed, são obtidos os resultados de cada estudante em que é possível identificar em qual perfil leitor eles se encontram. O perfil leitor é separado em três: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente.
Essa avaliação permite que seja realizado um acompanhamento pontual com os estudantes da rede para auxiliar em seu desenvolvimento para serem leitores fluentes.