Escola Maria Zara cria Horta Sensorial para estimular a inclusão e a criatividade dos alunos

A Escola Municipal Professora Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, localizada no bairro Ouro Verde, está promovendo a inclusão e o aprendizado prático de seus alunos por meio do projeto Horta Sensorial.

Voltado para turmas do 1º e 2º ano, o projeto envolve professores, alunos e suas famílias em atividades de plantio de ervas aromáticas e temperos, incentivando a aprendizagem de ciências e o estímulo sensorial através do contato direto com plantas e aromas.

Alexandre Pió assume presidência da Associação de Jornalistas de Pindamonhangaba e promove fortalecimento da imprensa local

Além de ensinar sobre o cultivo e o cuidado com a natureza, a Horta Sensorial tem se agendada uma importante ferramenta para a inclusão de alunos com necessidades especiais, como a estudante Manuela Vitória, do 1º ano B. Manuela, de seis anos, possui deficiência visual e tem se mostrado liberado com as atividades que estimulam seu olfato e tato. “A horta é muito legal e adorei o cheirinho das plantas”, comentou um estudante, que demonstra grande interesse e curiosidade em cada etapa do projeto.

As aulas contam com adaptações, como o uso do alfabeto em braile, maior autonomia para Manuela. A iniciativa ainda trabalha habilidades como a propriocepção e o sistema vestibular, importantes para que as crianças, incluindo Manuela, possam se orientar e se locomover com independência na escola. Com apoio de outros professores, o docente Adilson Theodoro, responsável pelo 1º B, tem orientado os alunos nas práticas de plantio e nas vivências sensoriais, proporcionando experiências enriquecedoras para o desenvolvimento das crianças.

A diretora Clarice Dias reforça a importância da educação inclusiva e destaca que “a educação deve romper barreiras, transformando e emancipando cada aluno”. A parceria com as famílias também é um ponto-chave do projeto, que busca o apoio dos pais para que a inclusão aconteça de forma verdadeira e acolhedora. Para Adriane e Vinícius, pais de Manuela, a dedicação da equipe pedagógica tem feito toda a diferença no aprendizado da filha: “Inclusão é aceitar a criança como ela é e adaptar-se às suas condições. A equipe da escola tem feito isso com excelência”, afirmaram.

O projeto Horta Sensorial não apenas valoriza o aprendizado como estimula a criatividade e o empreendedorismo, com lições que as crianças levarão para a vida toda. As atividades manuais e de contato com a natureza tornam-se momentos terapêuticos para os alunos, reforçando a importância do meio ambiente e fortalecendo o vínculo com a comunidade escolar.

Ilhabela no Pódio José Marino Brilha e Conquista 2º Lugar no Maior Rally de Kitesurf do Mundo

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest