Do papel até o céu: crianças veem o sonho ganhar vida na escola


Fernanda Niquirilo

Educação e Cidadania

Colaborou o estagiário Igor Claret

No Cedin Ana Maria Arruda Pereira, no Jardim São José ll, a tarde de quinta-feira (13) foi de céu limpo e sonhos prontos para decolar. As turmas do pré ll viveram de perto uma experiência que nasceu do imaginário coletivo das crianças e ganhou forma a partir do projeto Pedagogia dos Sonhos.

Tudo começou quando os alunos revelaram o desejo de uma viagem aérea. Da brincadeira surgiram novas ideias: ter um brinquedo de avião no parque da escola ou até construir o próprio modelo. A partir dessa inspiração, crianças e professores, com a comunidade, uniram forças para criar uma aeronave utilizando garrafas pet.

Mas os pequenos foram além e sonharam ainda maior. Queriam um avião de verdade na escola. Com isso, a equipe escolar buscou apoio da responsável pelo desenvolvimento dos brinquedos das unidades e organizou as crianças para escreverem cartas pedindo um modelo feito especialmente para elas.

O pedido foi atendido. A engenheira Célia Maximiliano, coordenadora de manutenção, em parceria com a equipe da Urbam, desenvolveu um avião de madeira com um minigame interativo.

“Eu recebi a carta com o pedido da professora e dos alunos, projetamos o avião e embarcamos com eles neste sonho”, disse Célia. “Nossa equipe abraçou a ideia. Hoje viemos fazer uma oficina com as crianças para eles levarem um avião de montar para casa e trouxemos o avião maior para eles, para ficar na escola. Além disso, para deixar o dia mais divertido, nós trouxemos um aeromodelo para que eles pudessem presenciar um avião voando hoje também e foi tudo muito gratificante.”

Célia Maximiliano e parte da equipe que tornou o sonho possível | Foto/PMSJC

Sonhos nas alturas

A equipe responsável pelo projeto retornou à escola para realizar oficinas com os alunos e apresentar o avião que havia sido pedido por eles. A tarde foi marcada por alegria, encantamento e muita emoção.

Eloísa Delgado, de 6 anos e do pré ll, descreveu a experiência com brilho nos olhos. “Eu fiquei muito feliz de pilotar o avião de madeira, parece de verdade.”

Eloísa ao lado do avião feito de garrafas pet – Foto/PMSJC

O sentimento foi compartilhado por outros estudantes. Para Kazue Alves, da mesma idade e turma, o dia foi inesquecível. “A gente realizou nosso sonho de pilotar um avião, e eu gostei muito do avião voando na escola. Além disso, ele é muito muito lindo.”


Kazue junto do avião com janelas | Foto/PMSJC

Brian Marques, de 5 anos, completou: “Quando eu vi o avião voando, eu fiquei muito feliz e depois ele pousou pertinho”.

 
Brian na bancada com aviões de brinquedo | Foto/PMSJC

Além da entrega do avião de madeira, a equipe da Urbam levou um aeromodelo para um sobrevoo especial e realizou oficinas com as crianças, que puderam interagir com as criações e levar as próprias miniaturas para casa.

A professora do pré ll, Juliana Thais Alves, destacou a importância do momento. “Muitos falaram que o sonho deles era construir um avião, e hoje foi muito lindo ver eles realizarem o sonho nas oficinas. E também procuramos a Célia, e ela atendeu o pedido deles e trouxe muito mais que o sonho deles. Ela excedeu a expectativa.”


Thais no palco da escola com o tema da Pedagogia dos Sonhos | Foto/PMSJC

Educação Empreendedora

A ação integra as iniciativas de Educação Empreendedora, que na educação infantil ganha forma por meio da Pedagogia dos Sonhos. A proposta reúne práticas pedagógicas, oficinas, feiras e exposições para estimular autonomia, criatividade, planejamento e protagonismo desde a infância. O objetivo é inspirar as crianças a sonhar e compreender que, com imaginação e colaboração, os sonhos podem ganhar asas.


MAIS NOTÍCIAS

Educação e Cidadania

Prefeitura de São Jose dos Campos

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest