Nesta quinta-feira, 16, a Secretaria de Saúde realizou mais uma reunião de alinhamento com os médicos da rede municipal, promovendo um momento de cuidado e valorização dos profissionais que se dedicam diariamente à população de Ubatuba. O encontro, realizado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, reuniu cerca de 30 médicos da Atenção Básica e da rede hospitalar.
O momento contou com coletas de exames laboratoriais para os servidores interessados, integrando a iniciativa “Cuidando de quem cuida”, que incentiva o autocuidado e promove a dedicação à própria saúde entre os profissionais da área.
Além disso, a psicóloga Laís Matos participou do encontro com uma palestra sobre Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), compartilhando estratégias práticas para que os médicos consigam lidar melhor com as pressões do cotidiano, reconhecer seus limites e manter o equilíbrio emocional.
“Fico muito feliz em poder compartilhar esse conhecimento e contribuir para que os profissionais de saúde também olhem para si com mais empatia e consciência. Acredito que quando o profissional desenvolve essa percepção e aprende a se cuidar, ele também se torna mais presente e acolhedor no cuidado com o outro”, comentou a psicóloga.
Os principais pontos mencionados por ela abordaram a criação de uma rotina alinhada aos próprios valores, que respeite as próprias necessidades. “É importante compreender que o autocuidado não é egoísmo — é uma forma de sustentar uma vida saudável e o cuidado de qualidade que se oferece à população”, frisou Laís.
A coordenadora médica da Atenção Básica, Natália Gaspar, comentou que além do cuidado ao profissional, esse tipo de ação reforça o vínculo entre a equipe. “Nossos médicos estão sempre prontos para cuidar dos pacientes, e essa foi uma oportunidade de cuidarmos um pouquinho deles também. A presença da psicóloga Laís foi muito importante para nos lembrar que o cuidado emocional é tão fundamental quanto o físico. Pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida e no bem-estar de quem trabalha com saúde”, enfatizou Natália.
O encontro também abordou pautas técnicas de alinhamento de atendimentos, fluxos e estratégias de aprimoramento do cuidado. Além da oportunidade de atualização e diálogo sobre o trabalho nas unidades, o evento foi marcado por homenagens aos médicos, em celebração ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.