Na última sexta-feira, 5, a Unidade de Reabilitação (UNIR) realizou um evento especial na Praia do Perequê-Açu em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência e ao Dia Nacional da Acessibilidade. A ação, desenvolvida em parceria com a Escola de Surf da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), proporcionou aos pacientes uma manhã inteira de lazer, integração e inclusão.
A programação contou com aula de surf, uso da cadeira anfíbia, equipamento que facilita a entrada de pessoas com deficiência no mar, passeios à beira da praia e atividades ao ar livre. Para aqueles que preferiram ficar na areia, a diversão ficou por conta de uma oficina de pipas, conduzida pelo professor Yuri, ex-guarda-mirim da UNIR.
Os alunos da Escola de Surf participaram ativamente da vivência, interagindo com os pacientes e contribuindo para um ambiente de acolhimento. A atividade também foi um momento importante para dialogar sobre capacitismo, acessibilidade e autonomia, reforçando a importância da inclusão em todos os espaços da cidade.
“Momentos como este mostram que a inclusão acontece quando proporcionamos experiências reais de convivência, respeito e participação”, disse a coordenadora da UNIR, Leovigilda Cesar.




