A Secretaria de Infraestrutura segue realizando ações contínuas de prevenção, com foco no desassoreamento e na limpeza de rios, valas e canais em diversas regiões do município. O principal objetivo é reduzir os riscos de alagamento, melhorar o escoamento das águas e garantir mais segurança para a população, especialmente em períodos de chuvas intensas, como o verão.
O serviço é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que contribui com o subsídio por meio da utilização de recursos oriundos da Taxa de Preservação Ambiental.
Entre os locais que estão recebendo as ações, destaca-se o bairro Perequê-Mirim, local em que o rio que leva o nome do bairro permaneceu sem limpeza por cerca de 50 anos.
As equipes realizaram a remoção de resíduos diretamente da calha do rio que corta o bairro, promovendo a limpeza e desobstrução do curso d’água.
Outro rio que também recebe o serviço é o Rio Grande, na ponta da Barra dos Pescadores, onde os serviços incluem o aprofundamento e regularização da calha do rio, o que além de contribuir para o melhor escoamento da água, favorece a circulação segura das embarcações. Outras localidades como Perequê-Açú, Tenório e Itaguá também recebem intervenções rotineiras, com limpeza de vales e remoção de obstruções.
“O desassoreamento é uma medida essencial de prevenção, pois evita o acúmulo de sedimentos, lixo e vegetação que impedem o fluxo natural da água, reduzindo o risco de enchentes, erosões e danos à infraestrutura urbana, além de contribuir para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o secretário de Infraestrutura, Carlos Alexandre Medeiros, “Tanaka”.
A pasta também mantém um trabalho diário de limpeza de valas e sistemas de drenagem no bairro Estufa II, retirando resíduos que comprometem o funcionamento do sistema.
“Atualmente, as ações resultam na retirada diária de aproximadamente seis a oito caminhões de resíduos, o que representa cerca de 30 a 40 toneladas por dia, podendo chegar a 50 toneladas, considerando todas as frentes de trabalho espalhadas pelo município”, finalizou Medeiros.




