A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra Santos foi libertada nesta terça-feira (24), após a concessão de um habeas corpus pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Ela estava detida na Colônia Penal Feminina de Buíque (PE) devido a seu envolvimento nas investigações da Operação Integration, que apura um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo jogos ilegais.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, Deolane é acusada de criar um site de apostas que teria sido utilizado para lavar dinheiro de jogos de azar. As investigações apontam que a quadrilha em questão teria movimentado cerca de R$ 3 bilhões. O Ministério Público, ao solicitar a soltura de Deolane, propôs a aplicação de medidas cautelares em substituição à prisão, o que foi acatado pelo tribunal.
Antes de ser solta nesta última decisão, Deolane já havia conseguido um habeas corpus anterior, mas foi presa novamente em 11 de setembro, após descumprir uma das medidas cautelares que a impedia de fazer manifestações em redes sociais e para a imprensa. Ao deixar o presídio, Deolane conversou com fãs e deu entrevistas, o que gerou sua nova prisão.
A mesma investigação envolve o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que teve um mandado de prisão expedido na segunda-feira (23) pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Recife. O cantor, que está nos Estados Unidos em viagem com a família, é acusado de ter vínculos com pessoas investigadas na operação. A defesa de Gusttavo Lima afirmou em nota que ele não possui qualquer envolvimento com os fatos investigados e que suas empresas estão dentro da legalidade.