A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ubatuba (Viep) informa que o município registrou aumento no número de casos confirmados de Covid-19 recentemente. Só na última semana, foram 17 casos confirmados. De acordo com boletins epidemiológicos já divulgados, também há crescimento nas notificações de síndromes gripais e de casos suspeitos em acompanhamento.
Diante desse cenário, a Prefeitura relembra a população que a Unidade Sentinela é unidade de referência para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios leves, como tosse, coriza, dor de garganta ou febre baixa. Outras unidades indicadas em segundo caso são o PA do Ipiranguinha e a UPA da Maranduba.
A Unidade Sentinela está localizada na rua Professor Thomaz Galhardo, no Centro, e funciona de segunda a segunda, das 8h às 20h. O serviço é destinado ao acolhimento de pacientes com sintomas de doenças sazonais, como gripe, dengue e outras arboviroses e Covid-19.
“O objetivo é oferecer atendimento rápido e direcionado, além de evitar a sobrecarga da Santa Casa, que deve ser procurada apenas em casos de maior gravidade, como falta de ar intensa ou outros sinais de urgência”, explicou a enfermeira coordenadora da Viep, Alyne Ambrgi.
Ela ainda relembrou que a Viep mantém o monitoramento constante da situação epidemiológica e destacou a importância da vacinação como medida de prevenção. “A orientação é que moradores e visitantes que apresentem sintomas leves procurem a Unidade Sentinela para avaliação e orientações adequadas”, finalizou Alyne.




