O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, aponta um crescimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associada à Covid-19, entre idosos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Estados como Acre, Pará e Pernambuco têm visto um aumento expressivo de casos. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, 30% dos casos positivos foram por Covid-19, e 63% dos óbitos também estão relacionados ao vírus.
Pindamonhangaba lidera capacitação regional sobre vigilância de óbitos maternos e infantis
Por outro lado, nas regiões Centro-Sul, como Minas Gerais, a tendência é de estabilização ou queda nos casos de SRAG. A diminuição se deve à redução das infecções por Covid-19 e rinovírus, embora alguns estados ainda apresentem aumento dessas ocorrências.
O boletim também destaca uma queda nos casos graves de rinovírus em crianças e adolescentes em quase todos os estados, exceto Santa Catarina e Pernambuco, onde os números permanecem em alta.
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, reforça a importância da vacinação, principalmente para idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Ela também ressalta o uso de máscaras em locais fechados e a necessidade de isolamento em caso de sintomas, para evitar a propagação do vírus.