
No período de Carnaval, que se estende de sábado (14) até terça-feira (17), haverá alteração no funcionamento dos serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo.
Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:
Saúde
A rede hospitalar estadual manterá atendimento normal para urgências e emergências todos os dias, incluindo prontos-socorros, internações e centros cirúrgicos.
Os postos de doação da Pró-Sangue terão horários diferenciados no feriado. No sábado (14), as unidades Clínicas, Mandaqui e Osasco funcionam das 8h às 16h, enquanto o posto Dante atende das 8h às 13h. Na segunda-feira (16), Clínicas, Mandaqui e Osasco mantêm o horário das 8h às 16h, e as unidades Dante e Barueri permanecem fechadas. Já na terça-feira (17), apenas os postos Clínicas e Osasco funcionam, das 8h às 16h, ficando fechados, Dante, Mandaqui e Barueri. Na quarta-feira (18), o posto Dante segue fechado; as demais unidades atendem nos seguintes horários: Clínicas, das 8h às 17h30; Barueri, das 13h às 17h; e Mandaqui e Osasco, das 12h às 16h30.
Quanto aos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), na segunda-feira (16), funcionarão normalmente as unidades de Andradina, Araçatuba, Assis, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Casa Branca, Catanduva, Dracena, Franca, Idoso Sudeste, Interlagos, Itapeva, Ituverava, Jardim dos Prados, Jundiaí, Lorena, Maria Zélia, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São Vicente, Taubaté e Vale do Jurumirim. As demais unidades não terão atendimento nesta data. Na terça-feira (17), todos os AMEs estarão fechados.
Na quarta-feira (18), todas as unidades estarão abertas, com exceção do AME Itapevi, que permanecerá fechado devido a um feriado municipal.
Já as unidades das Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e de Presidente Prudente funcionarão normalmente na segunda-feira (16). Já as demais Unidades Dispensadoras (UD) de Ação Judicial e Administrativa, Núcleos de Assistência Farmacêutica (NAF) e as Unidades Dose Certa (Capital) não terão expediente nesta data.
Na terça-feira (17), apenas a FME de Presidente Prudente funcionará normalmente; as demais unidades estarão fechadas.
Na quarta-feira (18), a FME do CHS, Geraldo Bourroul, Heliópolis, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Santo André, o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) de Ribeirão Preto e as Unidades Dispensadoras (UD) de Santa Bárbara d’Oeste e de São Paulo funcionarão normalmente. Já as farmácias do DRS de São José do Rio Preto, o NAF de Franca, Santo André e Osasco, as unidades Dose Certa da Capital e as Unidades Dispensadoras (UD) de Cruzeiro, Taboão da Serra, Birigui, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Nova Odessa, Cotia, Cajamar e Vinhedo estarão fechadas. As demais unidades terão atendimento em horário parcial.
Poupatempo
Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados na segunda e terça-feira de Carnaval. O atendimento presencial será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h, mediante agendamento prévio obrigatório, com exceção das unidades de Cajamar e Embu das Artes, que permanecerão fechadas nesta data em razão de feriados municipais.
Durante o período de suspensão do atendimento presencial, os canais digitais do Poupatempo SP.GOV.BR seguem disponíveis, com mais de 3,5 mil serviços digitais acessíveis online. Pelas plataformas digitais, a população pode realizar consultas, solicitações e acompanhar serviços públicos sem necessidade de deslocamento.
Atualmente, o programa conta com 245 postos de atendimento presencial e cerca de 900 totens de autoatendimento, distribuídos em todas as regiões do estado.
Para agendar atendimento presencial ou acessar os serviços digitais, os canais oficiais são:
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br
Aplicativo: Poupatempo SP.GOV.BR
WhatsApp: (11) 95220-2974
Totens de autoatendimento
Transportes metropolitanos
O transporte público sobre trilhos na capital paulista contará com uma operação especial durante o Carnaval 2026. As linhas de metrô e trem terão esquemas diferenciados de funcionamento, com ampliação da oferta, reforço de equipes e dias com funcionamento 24 horas para atender o grande volume de passageiros esperado nos fins de semana do Carnaval e pós-Carnaval. Veja abaixo o que muda na operação das linhas de metrô e trem:
Trem
Linhas da CPTM (10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade): durante as madrugadas de operação especial, a Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações de todas as linhas da CPTM continuarão funcionando na madrugada exclusivamente para desembarque e transferências.
Funcionamento 24 horas no Carnaval: Nas madrugadas de sexta (13/02) para sábado (14/02); de sábado (14/02) para domingo (15/02); e de domingo (15/02) para segunda-feira (16/02).
Pós-Carnaval: Da madrugada de sábado (21/02) para domingo (22/02).
Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, terão estações abertas para entrada até a meia-noite e desembarques e transferências em funcionamento por 24 horas nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro. Nos demais dias, a operação ocorre em horário normal, das 4h à meia-noite.
Funcionamento 24 horas no Carnaval: nas madrugadas de sexta (13) para sábado (14), de sábado (14) para domingo (15) e de domingo (15) para segunda-feira (16)
Pós-Carnaval – na madrugada de sábado (21) para domingo (22).
Metrô
De sexta-feira (13) a segunda-feira (16), as linhas do Metrô (Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) contarão com funcionamento ininterrupto, reforço operacional, ampliação da segurança e oferta de ônibus gratuitos para o Sambódromo do Anhembi.
Sexta-feira (13/02): Na madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14), o sistema funcionará em operação 24 horas, com as estações Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha, abertas para embarque e desembarque. As demais estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas apenas para desembarque e transferência.
Sábado (14/02): Já na madrugada de sábado (14) para domingo (15), todas as estações do Metrô ficarão abertas para embarque e desembarque ao longo da madrugada.
Domingo (15/02): De domingo (15) para segunda-feira (16), a operação será retomada nos mesmos moldes da sexta-feira: com embarque durante toda a madrugada permitido apenas nas estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, enquanto as demais estações funcionarão exclusivamente para desembarque e transferências.
Já as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, administradas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, terão estações abertas para entrada até a meia-noite e funcionamento de desembarques e transferências por 24 horas nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro. Nos demais dias, as linhas circularão em horário normal, das 4h40 à meia-noite.
Funcionamento 24 horas no Carnaval: nas madrugadas de sexta (13) para sábado (14), de sábado (14) para domingo (15) e de domingo (15) para segunda-feira (16)
Pós-Carnaval – na madrugada de sábado (21) para domingo (22)
Acessos nas estações e ida ao Anhembi
Para facilitar o acesso ao Sambódromo do Anhembi, ônibus do serviço Atende, da Prefeitura, serão disponibilizados gratuitamente, partindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, a partir das 18h e durante todo o período dos desfiles, com partidas frequentes conforme a demanda.
Bilhetes
Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br
Bikes
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Bom Prato
Neste sábado (14) e domingo (15), algumas das 31 unidades do Programa Bom Prato que operam aos finais de semana e feriados terão mudanças no funcionamento. Seis delas — Brás, Bauru, Franca, Mogi das Cruzes I, Rio Claro e São Mateus — estarão excepcionalmente fechadas nos dois dias para manutenção. As demais funcionarão normalmente no sábado, com refeições no salão, mas não abrirão no domingo.
Já as seguintes unidades funcionarão normalmente no sábado, servindo refeições no salão, e estarão fechadas no domingo. São elas: Campinas, Capão Redondo, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Francisco Morato, Guaianases, Guarulhos, Itaquera, Jacareí, Lapa, Santo Amaro, Santo André I, Santos I, São Bernardo do Campo I, São José dos Campos, Taubaté, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.
No dia 16 de fevereiro, na capital, estarão fechadas as unidades: Brás, Campo Limpo, Cidade Ademar, Heliópolis, Itaim Paulista, Lapa, Paraisópolis, Perus, Santana, São Miguel Paulista, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.
No litoral, as unidades fechadas são: Cubatão, Quarentenário, Santos Dique Vila Gilda e Santos I Mercado.
Na Região Metropolitana de São Paulo: Carapicuíba, Cotia, Francisco Morato, Guarulhos, Jandira, Mogi das Cruzes I, Osasco e Suzano.
Entre as unidades do interior, estarão fechadas: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Franca, Jacareí, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Taubaté.
Já na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, quatro unidades vão funcionar: 25 de Março, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus. As demais unidades do Programa Bom Prato retornarão ao funcionamento normal a partir de quarta-feira (18).
Atualmente, o Bom Prato conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 45 caminhões que atendem em 50 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 125 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.
A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína, uma fruta e uma bebida, ao preço simbólico de R$ 1,00.
Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, adquirido por R$ 0,50.
Os pontos de atendimento podem ser consultados na página do programa, no link https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/
Direitos da Pessoa com Deficiência
Parte das unidades da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) estará fechada a partir de sexta-feira à noite, com retomada gradual dos atendimentos ao longo da quarta-feira de Cinzas e nos dias seguintes.
O Museu da Inclusão, os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência, o Centro TEA Paulista e o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência suspendem o atendimento durante o Carnaval e reabrem na quarta-feira (18), a partir das 12h. Já o serviço de teleatendimento 24 horas do Centro TEA Paulista, pelo número (11) 3116-7406, funcionará normalmente durante todo o feriado.
Seguem em pleno funcionamento os serviços de Interpretação de Libras em diversos órgãos públicos, como delegacias de polícia, Defensoria Pública, Poupatempo, Centros de Integração da Cidadania (CICs), Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo, Ministério Público do Trabalho, Ouvidoria da Secretaria da Saúde, Instituto do Coração (Incor), Hospital das Clínicas e Secretaria da Fazenda e Planejamento. Os profissionais integram o programa São Paulo São Libras, da SEDPcD.
O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) da capital estará fechado nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, com reabertura na quarta-feira (18), às 12h. As demais unidades do estado terão horários diferenciados: Barretos, Franca e Itapeva retomam ao meio-dia da quarta-feira; Ribeirão Preto, após as 13h; São José do Rio Preto, às 13h30; e Campinas, às 8h da quarta-feira.
No Vale do Ribeira, a unidade de Registro volta a atender na quarta-feira, a partir das 13h. No Litoral Norte, São Sebastião atende na quarta-feira das 13h às 16h, e Caraguatatuba mantém expediente normal na quinta e sexta-feira. No Vale do Paraíba, Taubaté reabre na quarta-feira às 14h, enquanto São José dos Campos terá atendimento apenas na sexta-feira. Na Baixada Santista, o atendimento em Santos e São Vicente retorna na quinta-feira, das 9h às 16h.
A 6ª Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa com Deficiência, na capital, e os cinco Centros de Apoio Técnico (CATs) instalados nas delegacias de Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santos fecham na sexta-feira à noite e reabrem na quarta-feira ao meio-dia.
Já o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) permanecerá aberto durante o período de Carnaval exclusivamente para os atletas e treinadores para a realização de treinos.
Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.
Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.
O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive nos feriados, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas.
Parques urbanos
Confira no link os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888, pelo 199 para registro de emergências e pedido de apoio, ou ainda pelo e-mail: defesacivil@sp.gov.br.
Fazenda
Todas as unidades da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) no estado estarão fechadas entre sábado (14) e terça-feira (17). As atividades retornam em horário reduzido das 12h às 13h na quarta (18) e, na quinta-feira (19), o expediente terá horário normal. Utilize os serviços eletrônicos da Sefaz-SP disponíveis no portal.fazenda.sp.gov.br.
Instituições culturais
Entre 14 e 18 de fevereiro, diversos equipamentos culturais do Estado de São Paulo estarão com suas portas abertas para receber o público. Confira abaixo os horários de funcionamento:
Bibliotecas
Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)
Dias 14 e 15 aberto, das 9h30 às 18h30, e dia 18 aberto, das 13h às 18h30.
Centro Cultural
Memorial da América Latina
Dias 14, 15 e 17 aberto, das 10h às 17h, e dia 18 aberto, das 12h às 17h.
Complexo cultural
Mundo do Circo
Fechado.
Museus Capital
Casa das Rosas
Dias 14 e 15 aberto, das 10h às 18h. Dias 16 e 17 fechado. Dia 18 aberto, a partir das 12h.
Casa Guilherme de Almeida
Dias 14 e 15 aberto, das 10h às 18h. Dias 16 e 17 fechado. Dia 18 aberto, a partir das 12h.
Casa Mário de Andrade
Dias 14, 15, 16 e 17 fechado. Dia 18 aberto, a partir das 12h.
Museu Afro Brasil
Dias 14 e 15 aberto, das 10h às 17h, e dia 18 aberto, das 13h às 18h (bilheteria até às 17h).
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Dia 14 aberto, das 10h às 20h, dias 15 e 17 aberto, das 10h às 18h, e dias 16 e 18 aberto, das 10h às 19h (excepcionalmente não haverá gratuidade na terça-feira, dia 17).
MIS Experience
Dias 14, 15, 17 e 18 aberto, das 10h às 19h (com ingresso gratuito na terça-feira, dia 17). Dia 16 fechado.
Museu Catavento
Dias 14, 15 e 17 aberto, das 9h às 17h, e dia 18 aberto, das 13h às 17h (bilheteria até às 17h). Dia 16 fechado.
Museu do Futebol
Dias 14, 15, 17 e 18 aberto das 9h às 18h (bilheteria até às 17h). Dia 16 fechado.
Museu da Língua Portuguesa
Dias 14, 15, 17 e 18 aberto, das 9h às 18h (bilheteria até às 16h30). Dia 16 fechado.
Museu das Culturas Indígenas
Dias 14, 15, 16, 17 e 18 aberto, das 9h às 18h.
Museu da Imigração
Dias 14, 15, 17 e 18 aberto, das 9h às 18h (bilheteria até as 17h).
Pinacoteca de São Paulo (Luz, Contemporânea e Estação)
Dias 14, 15 e 16 aberto, das 10h às 18h, dia 17 fechado, e dia 18 aberto, das 12h às 18h.
Memorial da Resistência
Dias 14, 15 e 16 aberto, das 10h às 18h, dia 17 fechado, e dia 18 aberto, das 12h às 18h.
Museu da Diversidade Sexual
Fechado
Museu das Favelas
14 a 17 fechado. Dia 18 aberto, das 13h às 18h.
Paço das Artes
Fechado.
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Dias 14, 15, 16 e 17 aberto, das 9h às 17h. Dia 18 fechado.
Museu das Culturas Indígenas
Aberto todos os dias, das 9h às 18h.
Museus do Interior
Museu Casa de Portinari
Aberto das 9h às 18h (quarta-feira, dia 18, até às 20h).
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
Aberto todos os dias, das 9h às 18h.
Museu H. P. Índia Vanuíre
Aberto todos os dias, das 9h às 18h.
Museu do Café
Dias 14, 16, 17 e 18 aberto, das 9h às 18h, e dia 15 aberto, das 10h às 18h (bilheteria todos os dias até às 17h).
Escolas
Edifício Oswald de Andrade (CULTSP PRO)
Fechado.
SP Escola de Teatro
Fechado.
Salas de Concerto
Sala São Paulo
Aberto com Concerto dia 14, às 16h30 (Osesp & Daniil Trifonov).
Teatros
Teatro Sérgio Cardoso
Fechado.
Teatro Estadual de Araras
Dia 18 aberto, a partir das 14h.
Fábricas de Cultura
Setor A (Zona Leste da Capital, São Bernardo do Campo e Santos)
Dias 14 e 15 aberto, das 9h às 17h, e dia 18 aberto, das 13h às 17h. Dias 16 e 17 fechadas.
Setor B (Sul, Norte, Diadema, Osasco e Iguape)
Fechado.



